Análise sobre o uso da tecnologia RFID na Disney e Memove
Por: 160615 • 18/10/2015 • Relatório de pesquisa • 291 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
Análise sobre o uso da tecnologia RFID na Disney e Memove
De acordo com pesquisas realizadas sobre o sistema RFID (Radio Frequency Identification), foi constatado que sua primeira utilização foi no ano de 1935 na 2º Guerra Mundial. Com o passar do tempo, devido ao avanço tecnológico, esta tecnologia vem sendo implantada em empresas de diversos segmentos na busca de melhorias e melhor conforto de seus clientes.
No texto da Disney, é visto que o uso da pulseira no parque foi essencial para melhorar o acesso dos visitantes, trouxe maior disponibilidade de tempo, faz com que as intermináveis filas sejam evitadas e proporciona maior conforto junto a total acessibilidade em todas as atrações do parque. Traz também maior base de lucros para a empresa, pois não há gastos com pagamento de salário para funcionários como era feito anteriormente.
A pulseira traz acesso a todas as atrações, e é chamada de “Magic Band’’. Possui um dispositivo totalmente diferenciado, configurado para uso nas lojas do parque, restaurantes e brinquedos.
Quanto ao texto da Memove, comparado aos estudos da Disney, a tecnologia RFID é a mesma, porém, usada de forma diferente de acordo com a necessidade da empresa. A pulseira na Disney traz um uso mais abrangente nas suas finalidades em geral, já a Memove que é uma marca de roupas, utiliza a mesma tecnologia em suas etiquetas para controle de estoque, vendas e trocas, situação essa em que o chip instalado na etiqueta pode ser reprogramado de forma que a peça volta a constar no estoque, integrando-se as demais. A programação específica para as etiquetas foram criadas no Brasil pela empresa VGB (Valdac Global Brands), que estruturou para a loja a tecnologia, trazendo o controle de demanda e também para o estoque, reduzindo os custos operacionais.
...