As Variáveis Incontroláveis Presentes e Norteando as Tomadas de Decisões da Empresa
Por: exavier • 8/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 696 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
Nome: Eliane Cristina Castro Xavier
Caso Sabor
- Quais variáveis incontroláveis estão presentes e norteando as tomadas de decisões da empresa?
Resposta: Várias são as empresas que falham por não se adaptarem às reais condições mercadológicas. De fato não é uma tarefa fácil, muitas situações você monta uma estrutura de marketing, como propagandas, visão de mercado, ações de vendas, parcerias comerciais, enfim tudo que uma empresa precisa começar a lançar seu produto e de repente o Governo Federal suspende suas linhas de vendas.
Segue abaixo alguns exemplos de variáveis incontroláveis:
- Ambiente político/legal;
- Ambiente social/cultural/demográfico;
- Variáveis econômicas;
- Tecnologia;
- Qual o principal segmento de mercado visado pela empresa com a maionese sabor?
Resposta: Independentemente do público alvo que queremos atingir, este nunca é homogéneo. É composto por milhares ou mesmo milhões de indivíduos, com hábitos, gostos e exigências diferentes uns dos outros. Esta situação exige do marketing metodologias para uma atuação eficaz junto ao público alvo. Portanto o segmento de mercado visado pela empresa Sabor foi o comportamental, onde classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto.
- Segundo o texto, quais papéis desempenhados pelos componentes da família na compra de maionese?
Resposta: O texto diz que normalmente as principais compradoras do produto são as donas- de –casa urbana de 20/45 anos, sendo a classe C que lidera a participação total de famílias e dentro desta classe 27% são as crianças que consomem.
- Você considera o conceito de dissonância cognitiva importante para o consumidor de maionese? Justifique sua resposta.
Resposta: Acredito que sim, pois uma das preocupações da empresa Sabor é evitar o sentimento de arrependimento na compra de seu produto. O comportamento do consumidor define-se quando suas atividades físicas, mentais e emocionais são utilizadas na seleção de uma marca, na compra e uso de produtos e/ou serviços para a satisfação de necessidades e desejos. Esse comportamento é a atividade de procura, compra, uso e avaliação de um produto e/ou serviço para satisfazer determinadas necessidades. Logo, uma compra vai representar elementos principais de desejos dos consumidores, e é nesse contexto que o marketing atua. Agora, se a compra é feita por impulso, é quase impossível determinar as características reais daquele cliente, uma vez que a ação foi motivada por alguma influência do ambiente externo e não necessariamente por uma consideração do próprio comprador. Na cabeça das pessoas, as razões para consumirem ou não podem ser as mais diversas e numerosas. Baseando nisso, a Sabor trabalhou para incrementar as vendas acima das necessidades dos clientes. Talvez seja uma forma de obter êxito e evitar o arrependimento pós compra.
...