Atps Calculo Ii
Dissertações: Atps Calculo Ii. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gui_03wn • 10/3/2014 • 717 Palavras (3 Páginas) • 518 Visualizações
Anhanguera Educacional S. A.
Faculdade Anhanguera Matriz
Engenharia Civil
Turma N11
Química
Professor Freuler Fossati
Relatório de Laboratório
AURÉLIO CAMARGO FERREIRA – RA: 5641635162
DALILA ALVES DA SILVA – RA: 5637629558
FAGNER ANTUNES VIEIRA DE BRITO – RA: 5040614709
JOÃO LUIZ TESSARI CAMURÇA – RA: 5100587273
RUBSON CAMARGO DE ARAUJO – RA: 2083221049
WALDIR PEREZ MANINS NETO – RA: 5087726889
Disciplina: Química
Anhanguera Educacional
2013
Relatório de laboratório
Atividade de Auto-desenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina química apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na atividade de laboratório, sob orientação do professor-tutor (Freuler Fossati), pela turma N 11 do curso de engenharia civil 1º semestre
Anhanguera Educacional
2013
Introdução
A química analítica qualitativa tem por finalidade identificar os constituintes presentes em uma amostra de um dado material. São vários os processos utilizados em análise qualitativa, nomeadamente, processos físicos, físico-químicos, químicos e térmicos. Neste último podemos nos referir o teste da chama.
O teste da chama ou prova da chama, que por sinal é rápido e fácil de ser feito, é uma técnica usada na química analítica qualitativa para identificação de alguns cátions metálicos em sais puros, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Este teste não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente em um laboratório de química. Porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena. E existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que os outros elementos produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos. Os ânions presentes nas substâncias não interferem neste teste. As amostras em estudo (alguns ácidos) são introduzidas, através de um fio de platina, também conhecida como alça de platina, ou cromo níquel, no cone exterior da chama do “Bico de Bunsen”. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação, liberada por alguns elementos que possuem comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que lês emitem quando aquecidos numa chama.
As amostras geralmente são manuseadas com o fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico, em um recipiente chamado “Becker”, para retirar resíduos de analises anteriores.
Com este teste da chama dá-nos a hipótese de compreender o que acontece com a queima dos fogos de artifício ou então, com o fenômeno das auroras boreais. Ao longo desta prática percebemos as diferentes cores dos diferentes elementos químicos utilizados, desse modo passaremos a conhecê-los.
Objetivo
Identificar elementos químicos presentes nos ácidos das amostras
Bacl2 – Bário
Kcl – Potassio
Srcl2 – Estroncio
CaCl2 – Cálcio
CuSo – Cobre
NaCl - Sódio
Hcl – Àcidocloridrico
Bico de Bunsen
Materiais
...