Ava-humanas
Por: robertomatos • 18/3/2016 • Dissertação • 880 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Tecnologia em Logística
Unidade de Ensino: UNAES unidade 2
NOME | ROBERTO MATOS RODRIGUES |
RA | 9902011545 |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Tecnologia em Logística
Unidade de Ensino: UNAES unidade 2
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (MELITA MIRIAM WALDOW).
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
- Introdução:
Sempre que ouvimos falar de escravidão,parece algo absurdo em nosso tempo,fingimos que nada acontece,porém existem desde o mundo antigo,na maior parte do mundo era aceita,e muitos ao se tornarem prisioneiros de guerra,também em algumas culturas patriarcais,as mulheres também tinham a mesma situação com as dos escravos,eram negados os direitos.
Há também no novo testamento,em efésios 6:5 escrito sobre os escravos,em nenhum momento condena a prática da escravidão,tanto no velho quanto no novo testamento.Hoje a escravidão no mundo se dá muito mais por condições socioeconômica desfavoráveis,de sistemas políticos onde falta a aplicação de leis severas que punam os exploradores.
A escravidão continua sendo um bom negócio tanto para o crime organizado internacional quanto para empresários e donos de terras ganânciosos.Em geral os escravos são levados para trabalhar em fábricas,lavouras,casas de família,bordéis,etc.
- Trabalho escravo no século XXI:
Quando falamos de escravidão lembramos de correntes e senzalas,mas o trabalho escravo de hoje adquiriu novas características sendo a principal delas a proibição direta ou indireta do direito de ir e vir.
O trabalho escravo não foi extinto como nos ensinam os livros escolares,quando foi assinado a lei Áurea,1888.Em pleno século XXI,o Brasil continua tendo a vergonha do trabalho escravo.
Os escravos de hoje não chegam mais de navios negreiros da África. Chegam de ônibus, de caminhão e no famoso pau-de-arara. Esses novos escravos são recrutados, principalmente, no Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, Goiás, Ceará, Bahia e Minas Gerais. São trabalhadores que vivem na miséria total e procuram dar um jeito na miséria
Os trabalhadores são levados ao cativeiro pelos empreiteiros, Estes viajam de cidade em cidade à procura de sua “presa”. Eles procuram caçar os futuros escravos longe do local de onde ele irá trabalhar. Assim é mais fácil esconder a verdade e o trabalhador não tem como fugir. Prometem um bom trabalho, salário, alojamento e alimentação, e já oferecem um adiantamento em dinheiro para ninguém se atrever a dizer não. A realidade se mostra diferente quando o trabalhador se depara com maus-tratos, fome, salário retido quase que inteiramente com o pretexto de que é preciso ressarcir o patrão pelas despesas feitas com a sua viagem até a fazenda. Torna-se escravo de uma dívida infinita. Se tenta deixar o trabalho, é castigado, muitas vezes até com a morte.
Lemos artigos em jornais,revistas,e na midia vários casos de escravidão,pessoas sendo libertadas,é um grande avanço em questões de leis trabalhistas,e sindicais,porém a realidade desanimadora em pleno século XXI, o fato de terem muitas grandes organizações envolvidas nesse processo de escravidão,os produtos que adiquirimos são de mãos escravizadas.
- Escravidão e ética:
Ética é a ciência que estuda o comportamento do homem o moral e seus valores, imagine o moral no início na era da colonização, escravizando e passando por cima de costumes das pessoas usando-se para explorar e saquear as riquezas.
...