Barroco mineiro
Por: Gabriel Rooke • 13/5/2015 • Artigo • 303 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
PUC-FCA - Relações Públicas -30/08/2014
Disciplina: Teorias e Técnicas do Jornalismo. - 2º Período
Professora: Fabiana Abaurre Costa.
Nomes:
Gabriel Rooke
Nathália Amorim
Ouro e Prata, Historiar e Emocionar
A exposição da história de um estilo, peças que descrevem em ouro e prata o Barroco do Brasil e da Itália, na casa Fiat de Cultura.
A exposição do Barroco realizada na Casa Fiat de Cultura é um verdadeiro sucesso, a riqueza exposta é imensurável. De um lado o ouro e o seu auge no Brasil no século XVIII, do outro, a prata em forma de esculturas italianas. Artistas como Aleijadinho e Sanmartino são os “Anfitriões” do evento.
Apesar do valor material enorme das esculturas, o valor sentimental também se revela, o que cada escultura pode espiritualmente representar para aqueles que acreditam em tal valor, não tem preço. É de se surpreender o quão bem cuidada é cada escultura, onde o toque é proibido justamente para a preservação de cada detalhe e do material usado. É de se ‘encher os olhos’ o amor que cada admirador possui pelas obras, mesmo não tendo posse de alguma, mas pelo o que elas representam para cada um, cada qual na sua particularidade.
Por fim todos são abarcados pelo modo como a exposição é dada, cada detalhe pensado desde a trilha sonora até a disposição das peças envolve o visitante, que por sua vez, admiram as esculturas pelo valor que possuem, outros as admiram pelo processo em que foram feitas, e alguns admiram pela ‘energia’ que sentem ao estarem próximos a elas. E é isso que torna a exposição surpreendente, é saber a diversidade de sensações e sentimentos que ela provoca nas pessoas.
Exposição de 10 de junho a 7 de setembro.
Praça da Liberdade, 10 – Casa Fiat de Cultura - Belo Horizonte.
3ª a 6ª das 10h às 21h. Sábados, Domingos e feriados das 10h às 18h.
...