Benchmarking
Projeto de pesquisa: Benchmarking. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ale0108 • 21/8/2014 • Projeto de pesquisa • 2.560 Palavras (11 Páginas) • 282 Visualizações
Alessandra Ribeiro n°01
Trabalho de Marketing
Técnico em Administração
Tema: Benchmarking
São Bernardo do Campo
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..................................................................................................03
O QUE É O BENCHMARKING? ......................................................................04
COMO SURGIU O BENCHMARKING? ...........................................................04
OBJETIVO DO BENCHMARKING ..................................................................05
MOTIVAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ..........................05/06
TIPOLOGIAS ...............................................................................................06/07
O PROCESSO DE BENCHMARKING .............................................................08
PLANEJAMENTO ..................................................................................08/09/10
EXECUÇÃO .................................................................................................10/11
CONCLUSÃO ...................................................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................13
INTRODUÇÃO
A queda de barreiras comerciais, o rápido avanço tecnológico, a maior disponibilidade de informação e o grande aumento das expectativas dos clientes em todo o mundo são os principais agentes de mudança que surgem com o fenômeno da globalização. Nas condições atuais de competição, a procura de vantagens competitivas tornou-se um critério indispensável para a sobrevivência das organizações. As mudanças, em todos os níveis, têm ocorrido de uma forma extraordinariamente veloz, e a empresa que não se empenha em acompanhá-las tende a condenar-se ao esquecimento e conseqüente desaparecimento.
Deste modo, a melhoria continua passa a ser uma arma muito poderosa para aqueles que desejam manter-se competitivos. Sem esta consciência e a devida dedicação ao processo de melhoria continua a sobrevivência das organizações pode ficar comprometida. Uma das ferramentas de melhoria mais divulgada é o Benchmarking, que é definido como a procura das melhores práticas que levarão a um desempenho superior.
O QUE É O BENCHMARKING?
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.
De todas as definições encontradas sobre Benchmarking, destacam-se duas:
O benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência. Baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve um excelente desempenho empresarial. A essência deste instrumento parte do princípio de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe no mercado quem faz melhor do que nós. Habitualmente, um processo de benchmarking arranca quando se constata que a empresa está a diminuir a sua rentabilidade. Quando a aprendizagem resultante de um processo de benchmarking é aplicada de forma correta facilita a melhoria do desempenho em situações críticas no seio de uma empresa.
Ou, ainda, uma definição mais sintética, mas igualmente objetiva: Processo contínuo e sistemático que permite a comparação das performances das organizações e respectivas funções ou processos face ao que é considerado "o melhor nível", visando não apenas a equiparação dos níveis de desempenho, mas também a sua ultrapassagem.
COMO SURGIU O BENCHMARKING?
O benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados, tanto por suas correntes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse. Sua difusão ao redor do mundo ocorreu durante a década de 80 e, já na década seguinte, teve seu uso consolidado largamente, principalmente em organizações norte-americanas e européias. Os japoneses, que de forma emblemática basearam-se nessa prática para conquistar o mercado americano automotivo na década de 80, têm uma palavra que retrata o principio do benchmarking – o dantotsu, que significa lutar para tornar-se o “melhor dos melhores”. A filosofia por trás dessa prática consiste em estabelecer uma base de auto-aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.
OBJETIVO DO BENCHMARKING
O benchmarking tem como o seu objetivo, facilitar e estimular as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho através da aprendizagem com os outros, portanto deve ser feito de modo a alcançar os seguintes objetivos:
• Melhorar o processo de trabalho
• Reformular as estratégias existentes
• Redução de custos e orçamento
• Realização de novos empreendimentos
MOTIVAÇÕES
...