Benchmarking
Relatório de pesquisa: Benchmarking. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroline698 • 29/9/2014 • Relatório de pesquisa • 373 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
O benchmarking foi o passo que faltava para melhorar a posição competitiva das empresas.
Foi o passo lógico na evolução das metodologias do planejamento estratégico.
O benchmarking estimulou a melhoria das análises que poderão ser adotadas.
Contudo, apenas no final dos anos 80 e início dos anos 90 o benchmarking passou a ser considerado como uma habilidade que deveria ser usada no dia-a-dia das empresas.
Ela se aplica a soluções de problemas, planejamentos, definições de metas, melhoria de processos, reengenharia de processos, definições de estratégias. Tem sido considerada uma das habilidades fundamentais da empresa.
CAPÍTULO II
BENCHMARKING: DEFINIÇÕES E PROCESSOS
1 – Definições Estabelecendo Padrões e Objetivos
Sem dúvida, o benchmarking quer duas coisas:
Ø
Estabelecer metas usando padrões objetivos externos e;
Ø
Aprender de outros;
Aprender quanto e;
Aprender como.
Esta é a mais simples definição de benchmarking. Ele não é apenas um exercício de números que estabelece notas quantitativas e qualitativas. Ele também estabelece metas comparáveis e procura entender os processos subjacentes que capacitam as melhores empresas a conseguir seus melhores resultados. Entender como as empresas conseguem seus melhores resultados é mais importante que algumas medições quantificadas.
O benchmarking está se tornando tão amplamente praticado por três razões fundamentais:
Ø Ele é a maneira mais eficiente de se fazer melhorias. Os gerentes podem eliminar o antigo processo de aprendizagem na base da tentativa e erro. Os gerentes podem usar processos que outros já provaram ser efetivos e podem concentrar seu pensamento em melhorar processos ou adaptá-los às necessidades de sua empresa.
Ø Benchmarking propicia melhorias organizacionais mais rapidamente. O tempo tornou-se um fator tão importante na concorrência atual que os gerentes de muitas empresas são compelidos a encontrar maneiras de fazer as coisas melhor e mais rapidamente. Uma competência madura de benchmarking em uma organização possibilitará que ela faça as coisas melhor e de forma mais rápida ao trabalhar ao longo do processo de benchmarking em menos tempo.
Ø Benchmarking tem o potencial para elevar significativamente o desempenho coletivo das empresas americanas e de outras que o desenvolvem.
...