Briefing: Escola Passionista
Por: Ana Flávia • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 150 Visualizações
Briefing: Escola Passionista.
Tendo em vista que estamos desenvolvendo estratégias de comunicação integrada para a realização do Briefing, fizemos algumas pesquisas sobre a instituição Escola Passionista, através da pesquisa encontramos algumas informações:
Missão - A instituição ligada à educação básica, educação Católica. Assim como, educar e ensinar passa os valores cristãos para os alunos no ambiente escolar.
Visão - Abrir novas unidades da instituição e a busca pela a ampliação dos negócios e corpo de alunos.
Valores - A base da escola Passionista está na parte Cristã e Católica, essa mantente é um dos valores mais fortes.
Lema: “Paixão por ensinar.”
Realização de análise de ambientes interno e externos para a definição de objetivos e planos de ação:
Forças: A escola em termos de espaço físico é grande e apresenta número alto de salas, o que de fato é um diferencial. Atende da educação infantil (1 aos 9 anos), educação fundamental e ensino médio. Está disposta no período matutino e vespertino. O diferencial da escola é o ensino com valores e morais cristãos, que conta com o apoio das irmãs passionistas. A estrutura da escola também é uma força. A instituição é dotada de quadra esportiva e laboratórios.
Fraquezas: A escola perdeu um número significativo de alunos, atualmente conta com 412 alunos, o que não demonstra a realidade anterior. Cerca de 5 funcionários do administrativo foram desligados da instituição devido a crise financeira, gerando um desfalque. A comunicação com pais também é deficiente, visto que o email é a principal forma de contato e não existem pesquisas de satisfação.
Oportunidades: A escola apoia dois projetos que ajudam crianças em situação de vulnerabilidade social, mostrar os resultados desses projetos seria importante para reforçar o lema de escola filantrópica. Possui índices bons de aprovação no vestibular e ENEM: entre 30 alunos 18 passam. Seria um grande momento de investir nesses números, nas propagandas da escola e comprovar o ensino de qualidade.
Ameaças: A crise no mercado financeiro vem crescendo a cada dia e se intensificou em decorrência da pandemia do COVID-19, muitas pessoas tiveram sua renda reduzida ou perderam o emprego e manter uma mensalidade em um colégio particular tornou-se inviável para uma parcela da população. Com isso a escola perdeu alunos e o número de novas matrículas foi muito abaixo do esperado.
Análise Interna:
-Instituição tem um perfil antiquado, tem uma ideia tradicional e bem difícil de sair deste meio, o que pode ser um bom vetor aos pais na hora da escolha, e aos filhos não é tão bem aceito.
-Ideias novas são difíceis de ser aplicados, pois o que é muito diferente foge das atuações dos valores da escola.
-Os alunos não se sentem representados por esse modelo tradicional, pois a escola muito conservadora e com costumes antigos.
-Gestão muito antiga.
-Mão de obra jovem (professores).
-Pais conservadores.
-Valores tradicionais enraizados na cultura.
-Valores das irmãs, tradicional.
-Muitos alunos saíram da instituição.
-Tem bons resultados nos programas de avaliação: Enem, Pas e Vestibulares.
Análise Externa:
-Sistema uno, é um dos materiais adotados pela a escola.
-Localização boa, com pouca interação com a comunidade.
-Falta reconhecimento nas áreas e das pessoas.
-Publicidade nas ruas é fraca.
-Através de uma pesquisa de campo nota-se que a comunidade não conhece a instituição e nem mesmo a sua localidade, em um raio de 100 metros.
-Comunicação fraca nas mídias digitais.
-Concorrentes estão um pouco mais afastados, porém estão mais fortes em números de alunos e conhecimento regional.
Inicialização do Briefing - passos de 1 ao 12:
1. Situação de mercado onde a empresa atua: A inadimplência escolar continua crescendo em função da crise econômica e do desemprego, muitos alunos estão deixando a escola particular e migrando para o ensino público gratuito. Devido a pandemia esse problema se agravou, a situação financeira de algumas famílias ficou mais difícil e se tornou inviável a permanência de parte dos alunos no ensino particular.
2. Análise comparativa com a concorrência sob os aspectos:
2.1 - Produto ou serviço:
O mercado escolar no Distrito Federal é bastante amplo e é possível encontrar dezenas de escolas em cada região que oferecem os mesmos serviços do Passionista. Alguns exemplos são o Educandário de Maria, no Riacho Fundo 1, e o La Salle, no Núcleo Bandeirante, Escolas confessionais do Distrito Federal, Isaac Newton e Victória Régia.
2.2 - Preço:
O principal concorrente, o Educandário de Maria, possui mensalidades na casa dos 900 reais. A mensalidade no Passionista está entre 400 e 1000 reais.
2.3 - Distribuição:
Matrículas diretas na própria instituição ou através de agentes em diversos meios como programas de bolsas de estudo. Por ser uma escola filantrópica a cada 9 alunos, 1 apresenta 100% de desconto na mensalidade, e a cada 5 alunos, um tem 50% de desconto, essa parceria ocorre por meio de uma assistente social e o governo federal.
2.4 - Comunicação:
Os meios de comunicação mais utilizados pela concorrência são: site institucional, informe passionista blog, plataformas para alunos, além do uso de redes sociais, principalmente o Instagram.
3. Definição do problema: A escola é pouco conhecida na região onde atua, não possui uma participação expressiva e está tendo dificuldades em atrair novos alunos e manter os antigos. Além de estar passando por uma severa crise financeira que levou à demissão de 5 funcionários do setor administrativo. E a escola está um pouco atrasada em relação ao uso de meios de comunicação mais modernos, como as redes sociais.
...