Briefing Saci Tintas
Por: stephanylourenco • 2/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.548 Palavras (7 Páginas) • 1.027 Visualizações
BRIEFING
PRODUTO:
• Nome (razões, logotipia, logomarca, slogan, etc.)
Razão Social: Saci Comércio de Tintas LTDA
Saci Tintas, criado pelo fundador Lauro Belanga. O mesmo, desde pequeno, se encantou pelo personagem Saci do Folclore Brasileiro, por ser um menino espoleto e alegre. Com base nessas características ficou decidido que o nome da empresa seria Saci Tintas.
Fundação: 2 de setembro de 1996 –Vila Arens, Jundiaí.
Sede mundial: Jundiaí/SP
Slogan: “Aqui tem muito mais que cor.”
O slogan faz uma comparação entre as suas concorrentes, dando a entender que a Saci Tintas é a melhor opção de compra, pois existem mais opções de produtos, trazendo mais cor e alegria.
Logo:
Website: www.sacitintas.com.br
• Segmento: Tintas imobiliárias, industriais, automotivas e impermeabilizantes.
• Categoria: Construção e reforma.
• Local/modo de uso: Uso imobiliário e industrial.
• Embalagem/Identidade visual: A identidade visual da marca foi renovada recentemente é composta por um Saci carregando um galão de tinta. A tipografia da escrita “Saci” é forte e marcante acompanhado da escrita “Tintas” remetendo a uma palheta de cores dando um ar alegre e moderno.
• Composição: As lojas são organizadas de forma padrão e os produtos são separados conforme suas marcas. A organização é imprescindível.
• Imagem de mercado: Empresa em constante crescimento com potencial alto em vendas no ramo imobiliário e industrial, baixo índice de reclamações, infinitas variedades de produtos, entregas de mercadoria no prazo, preço acessível, atuante e realizadora de grandes eventos de pintura tanto para pintores como para colaboradores de outras organizações.
• Diferenças em relação à concorrência: Situado nas maiores cidades do interior de São Paulo (Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Valinhos, Paulinia, Sorocaba e Piracicaba), oferece eventos de capacitação para pintores e funcionários da área. Custo acessível (cobre qualquer orçamento de concorrentes), promoções em datas festivas.
• Pontos positivos: 25 lojas situadas nas principais cidades do interior de São Paulo, preço acessível, endomarketing, qualidade e variedade de produtos, entregas no prazo combinado, baixo índice de reclamações, site bem estruturado.
• Pontos negativos: Falta de investimento em publicidade. A empresa tem ciência de que é o maior revendedor de tintas Coral do interior de São Paulo, porém o consumidor não sabe; baixa atividade nas redes sociais.
• Influências a que está exposto (climática, cultural, religiosa, etc.):
- Climática, devido em época de chuva as vendas tendem a cair pois os funcionários da área de pintura não conseguem executar o trabalho nesta situação;
- Econômica, devido à crise econômica que afeta o Brasil os consumidores tendem a priorizar as necessidades básicas ao invés de dar preferência para a estética imobiliária. Para as empresas que atuam na área de pintura torna-se uma necessidade o consumo de tintas.
- Tecnológicas: tintas Premium, por exemplo anti-mofo, lavável, anti-chamas acabam elevando o preço do produto.
- Demográfico: cidades mais populosas tendem a comprar mais tintas.
MERCADO:
• Tamanho: A região Sudeste concentra 52% das lojas de materiais de construção assim como, de lojas especializadas em tintas. A maior parte das lojas são pequenas em termos de metragem, comercializam até 5 mil itens e possuem até 10 funcionários em sua equipe de trabalho.
• Principais/ secundários: Dentro o mercado de revendedores de tinta do Brasil, as principais lojas/homecenters oferecem tintas Imobiliárias, Industriais, Automotivas e Impermeabilizantes. Já as secundárias se limitam a vender apenas tintas imobiliárias.
• Participação do produto no mercado (Market Share): Nào há dados fornecidos.
• Evolução: A primeira loja foi inaugurada em 2/09/1996 pelo fundador Lauro Belanga. A primeira filial teve sua inauguração em 26/05/1999 em Atibaia. Em toda sua história, a Saci Tintas tem a tradição de inaugurar pelo menos uma loja a cada ano, sendo a última inaugurada em Valinhos em janeiro/ 2016. Há previsões de uma próxima inauguração em meados de dezembro/2016, provando a cada dia que a empresa Saci Tintas está em constante crescimento.
• Sazonalidade: As épocas de final de ano são as que mais vendem devido ao interesse dos clientes físicos e jurídicos em reformas.
CONSUMIDOR:
• Quem compra (perfil)? Homens e mulheres de 25 a 60 anos, classe A, B e C, em sua maioria, os homens.
• Hábitos de consumo (relativos e não relativos ao produto): A Saci Tintas atende homens e mulheres, com idade entre 25 e 60 anos. Este consumidor costuma seguir opinião de profissionais do ramo no momento da compra. Em sua maioria ele é o decisor e comprador. Quando não tem conhecimento da loja, procura identificar seus valores e custo-benefício associados aos produtos. Este público, divido em compradores e decidores, quando decisores, buscam pela loja afim de encontrar produtos que atendam a demanda de seu trabalho, a maioria pintores, construtores, decoradores, arquitetos, responsáveis de obras. Quando compradores, buscam por produtos que possuam melhor custo-benefício e qualidade, satisfazendo sua necessidade. Ambos os públicos, de classe A,B, e C moram com a família, trabalham e parte dele ainda estuda. É um público que costuma observar informações da área através de revistas de decoração, catálogos de cores; buscam se aprimorar em cursos da área, buscam informações com profissionais/colegas da área sobre os melhores produtos e tendências.
• Influências a que o consumidor está exposto: O consumidor está exposto às influências econômicas, pois em tempos de crise um dos cortes financeiros acontece também em reformas, pinturas, decorações. A sazonalidade é outra influência a que o consumidor também está exposto, pois em períodos de férias e feriados
...