CASE PADARIE: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES E A LOCALIZAÇÃO DAS PADARIAS GOURMET
Por: uemg frutal • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 1.145 Visualizações
CASE PADARIE: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES E A LOCALIZAÇÃO DAS PADARIAS GOURMET
Anderson Rufino Ferreira
Augusto Lopes Bernardes
Bruna Andrade Barcelos
César Augusto Zacheo
Frank Silva Castro
Gustavo de Souza Marques
Jonathan Correia de Paula
Nathalia Aparecida Santos Leonel
Wesley Rodrigues Nascimento
I CASE PADARIE
A Padarie surge de dois sonhos de expansão, de um lado uma chef, Priscila Fighera, que estudou panificação no San Francisco Baking Institute (EUA) e no Lenôtre (França), e de outro a analista financeira Ana Moreira que durante quatro anos já vinha estudando as tendências do mercado.
Assim, a junção de ambas foi essencial para o pleno desenvolvimento da Padarie, uma vez que, através de diversos estudos e análises de público e da maneira em que se colocariam no mercado, ambas formam um pilar sólido, através da razão e emoção que permeiam a padaria gourmet.
No entanto, no caso em análise, duas propostas foram feitas às proprietárias, sendo uma para abrir franquias, enquanto outra, para colocar seus produtos em uma loja de chá, mas seria essas soluções a melhor opção? Para tanto, na presente abordagem, ensejamos vislumbrar o caso em questão, analisando a importância do marketing no sucesso do empreendimento em questão, além do público que podemos alcançar com a Padarie.
I.I PROPOSTAS DE EXPANSÃO
Através dos e-mails no case em análise, fora possível observar que Ana e Priscila ofereceram duas propostas no seu negócio, sendo o primeiro, de Sérgio, a possibilidade de franquias da Padarie, haja vista que ao conhecer os produtos e o ambiente ofertado, o empresário visa investir no ramo alimentício, já que o automobilístico se encontra em queda.
Desse modo, Sergio possui um capital de 600 mil que pretende investir nessas franquias na iminência de ceder 5% dos royalties sobre o faturamento da “Padarie Express” que enseja ser instalada no shopping, haja vista que seu público é economicamente superior, além de presar com a qualidade do produto ofertado.
Já a segunda proposta é de Pedro, jovem investidor, que trouxe ao Brasil um conceito europeu de lojas de chá, informando que visa abrir uma mini Padarie dentro de outros estabelecimentos, mas exigindo também que fosse no shopping, além da junção da mesma com outros negócio.
Porém, essas seriam uma grande oportunidade para Ana e Priscila? Haja vista o sucesso, além do nome que a Padarie conquistou em Porto Alegre?
I. II SOLUÇÃO: LOJAS PRÓPRIAS
Motivos para não transformar a Padarie em franquia:
- Perda do controle da marca, eis que esta ainda não se mostra tão forte no mercado;
Etc
II CONCEITO CONTEMPORÂNEO DAS PADARIAS
As padarias tornaram-se estabelecimentos que vendem mais do que apenas pães, vendem também produtos e serviços cada vez mais elaborados para suprir as necessidades desse novo consumidor. Segundo Maria Regina Diniz, analista técnica de alimentos do Sebrae, “os estabelecimentos de panificação caminham para um modelo gourmet, com experiências gastronômicas elaboradas e grande variedade de produtos. O objetivo é atender a um consumidor exigente” (TERRA, 2012). Com isso as padarias gourmet ganharam maior espaço no cenário atual.
III PADARIAS GOURMET
Esse modelo de padaria é definido pela grande quantidade de serviços e produtos incorporados ao negócio, além dos pães, confeitaria, bar e lanchonete, como serviço completo de café da manhã, almoço e uma gama de produtos de conveniência que abrangem outras necessidades mais gerais do consumidor.
Além de um produto diferenciado, as padarias gourmet possuem um ambiente agradável, com áreas ao ar livre, onde o consumidor possa degustar o seu lanche.
Algumas padarias gourmet oferecem serviços de buffet de café da manhã, almoço e jantar, mas especificando e visando atingir a cada cliente no determinado horário abordado.
Outro serviço que as padarias gourmet oferecem são os sistemas de delivery, visando atingir maiores clientes, mas que enquadrem no seu nicho principal.
Dessa forma, as padarias gourmet exploram diversos serviços que eram oferecidos por bares, restaurantes, mercearias e lojas de conveniência, atingindo um maior público no espaço que anteriormente era direcionado apenas para o “pãozinho da manhã”.
IV PERFIL DO CLIENTE
O Sistema Firjan, através de pesquisas, elucidou que no tocante às padarias gourmets, 46% dos clientes optam por elas em virtude da proximidade de casa ou do trabalho; 8% por sempre encontrarem pão fresco; 26% quando há grande variedade de produtos de conveniência e 4% em virtude da disponibilidade de mesas e cadeiras para fazer lanche e refeição.
Assim, considerando os resultados da pesquisa acima, tem-se que o perfil do consumidor das padarias gourmets pode ser definido como moradores da região e pessoas a trabalho, que se enquadrem no conceito de um cliente exigente, que busca um local com uma maior variedade de produtos do que se verifica nas padarias tradicionais, prezando por produtos artesanais, rústicos e de alta qualidade que são diariamente oferecidos pela Padarie.
Ademais, além dos alimentos e da variedade presente na Padaria Gourmet, a mesma atinge um cliente que visa localidade confortável e agradável, proporcionando a calmaria para que seja possível desfrutar um bom café, além da sua respectiva refeição.
Cumpre ainda ressaltar que o cliente também é atingido pela necessidade de realizar desde lanches rápidos até as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e janta), haja vista que, a variedade e celeridade da Padarie, atingem desde a correria do dia a dia, até o desfrute do ambiente no qual se localiza.
IV. I FATORES SOCIAIS E CULTURAIS
Tendo em vista o perfil do cliente narrado, um estudo de Helena Isabel Dias Silva da Universidade de Lisboa, passa a narrar que além do perfil pré-estabelecido, fatores sociais e culturais também influenciam diretamente no público-alvo das padarias
...