CASO AMBEV- Megafusao
Artigos Científicos: CASO AMBEV- Megafusao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moniquemgc • 12/9/2014 • 301 Palavras (2 Páginas) • 692 Visualizações
1) A intenção da megafusão das duas empresas (Brahma e Antarctica) de ter criado a AmBev é ter a ampliação dos mercados já explorados pelas sócias no Mercosul, pois assim a AmBev cobri 40% do mercado brasileiro de bebidas e responde por 74% da produção nacional de cerveja . Sendo assim, com a fusão antecipara à competição provocada pela integração de 34 países americanos na Alca, abrindo filiais em toda América Latina e nos EUA, para internacionalizar para não ser internacionalizada.
2) Para Antárctica o ponto positivo que da vantagem para essa megafusão é o fortalecimento do mercado nacional e internacional; redução dos custos e aumento dos lucros; aumento na produtividade de alguns produtos. Para a Brahma a vantagem é valorização no valor do mercado; expansão do mercado cervejeiro; maior lucro e produtividade.
Já os pontos negativos que da a desvantagem para essa megafusão para ambas são a perda de um concorrente se compensação; não resolver o problema em todas as regiões; funcionários iram estranhar pois fica uma só cooperação.
3) No meu ponto de vista os fatores que levarão a essa megafusão é que as duas rivais deixaram a competição de lado para se unir e ficar mais fortalecidas e com condições para brigar de igual para igual no mercado internacional, já que unindo se torna a quarta maior cervejaria do mundo.
4) Terá que reavaliar o que deve ser feito na administração para as metas e objetivos serem alcançados, pois é impossível manter os dois jeitos de comandar já que virou uma única equipe. A estratégia da AmBev é crescer rapidamente e fortemente no mercado nacional e internacional. Com essa fusão possibilitara a redução de custos e aumento da produtividade e com todos os acionistas que a empresa unindo tem, a competência tende ser muito bom em relação a administração.
...