CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS (FEAC)
Por: Ana Flach • 18/8/2019 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 98 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FALCULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS (FEAC)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ACADÊMICA: EDUARDA REGINA CAVATÃO
DISCIPLINA: MARKETING I
PROFESSORA: CASSIANA MARIS LIMA CRUZ
Miopia em Marketing
Conforme o texto lido, Theodore Levitt explica que em todos os setores a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado está envolvida pela falha da organização, falta de liderança e motivação. Levitt traz inúmeros exemplos de empresa e patente de porte grande mas após analisar chegamos em uma conclusão que não são só as grandes organizações com anos de experiência que morrem no seu ciclo de vida. As pequenas e microempresas também estão incluídas neste meio. Independente do tamanho da empresa, organização ou administração quaisquer erros ou deslizes podem levar a cortes drásticos e ate mesmo a falência. Muitas vezes a principal falha acontece na comunicação interna da empresa. Informações incompletas ou mal interpretadas ocasionam inúmeros conflitos e barreiras por meio dessas, objetivos e metas não são alcançadas.
O segredo para alcançar gradativamente o bom sucesso dentro da empresa é conhecer o capital do cliente. Um bom atendimento e conhecimento do gosto dos clientes são de mera importância. A visão curta de algumas empresas danificam a convivência e a produtividade externa e interna.
À medida que um novo setor são criados, outros já estão sendo implantados para assim retirar o monopólio de um único setor, um exemplo que Levitt traz é o da lavagem a seco que foi criado especialmente para as pessoas que usavam lã pois esse processo lavava rapidamente e com cuidado por tanto virou um verdadeiro sucesso. Entretanto ao passar de alguns anos o uso desse equipamento diminuiu pelo fato das fabricas investirem em fibras sintéticas e o uso de aditivos químicos.
É de importância que todos os empresários compreendam o processo de atendimento do cliente e não permaneçam apenas focados na produção de bens e matéria prima. Quando a indústria começa com o freges e suas necessidades, ela se desenvolve de trás para frente, preocupando primeiramente com o bem estar do cliente. Em seguida, a organização deverá seguir e criar as coisas pelas quais essa satisfação aumenta.
É de fato observável por todos que qualquer grupo social precisa ser dirigido por pessoas que o guie para atingir os objetivos comuns ou satisfazer os interesses dos seus membros e/ou clientes. As organizações que vencem tem um atributo básico que as separa das que não dão certo: a liderança de um bom empreendedor que se preocupa com a empresa e seus consumidores e a eficiência. É importante que a estrutura da empresa seja compreensível para todos os que fazem parte dela. A estrutura existe para que o trabalho em grupo seja tão eficiente como seria o trabalho individual de cada um. Cabem os diretores e/ou gerentes uma boa comunicação com os demais funcionários e que possam ser transmitidos a importância do atendimento bem feito.
Contudo para uma companhia sobreviver elegantemente a grises adversos ou como consequência do seu sucesso empresas competindo com elas, deve ter em primeira linha um gerente/líder vigoroso com vibrante vontade de vencer, que atraia seguidores em enorme quantidade. “Um administrador não deve julgar que sua tarefa é fabricar produtos, mas sim proporcionar satisfação que angariam clientes. Deve propagar esta ideia por todos os cantos da organização. Deve fazer isso sem para, com vontade, de forma a excitar e estimular as pessoas que nela se encontra”. Sem isso a empresa não passara de uma series de departamentos sem objetivo e direção.
...