COMO ABRIR UMA EMPRESA INDIVIDUAL
Casos: COMO ABRIR UMA EMPRESA INDIVIDUAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuAlvarenga • 8/9/2014 • 1.651 Palavras (7 Páginas) • 326 Visualizações
COMO ABRIR UMA EMPRESA INDIVIDUAL
Cristiano Oliveira Narvaz
Luciane Cristina de Alvarenga
Vinicius Cypriano
Tutor (a) Externo (a) Profº Jamur Silveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Gestão Financeira (GFI 0036) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
11/02/2014
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com base em bibliografias que tratam sobre o assunto empreendedorismo e através dele pode-se responder perguntas importantes, como:
O que é empreendedorismo? O que é empreendedor? Como abrir uma empresa individual?
O trabalho tem como tema escolhido: Como abrir uma empresa individual.
E seus objetivos são possibilitar a compreensão sobre o tema, conhecer os conceitos, passar o conhecimento e explicar de forma clara e precisa como abrir uma empresa individual, quem pode tornar-se um MEI – Microempreendedor Individual e quais as vantagens em ser um.
No que se refere á tipologia da pratica da pesquisa, será uma pesquisa documental, elaborada a partir de material já existente, baseando-se em livros, pesquisa na internet e órgãos públicos.
Como resultado da pesquisa espera-se ter atingido todos os objetivos propostos passado o conhecimento necessário para que o empreendedor abra sua empresa, ciente de seus direitos, deveres e obrigações.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Empreendedor, Empresa e MEI.
1 INTRODUÇÃO
Atravéz desta pesquisa trataremos sobre empreendedorismo, assunto do qual muito já se ouviu falar e que esta em ascenção no momento, e surge a necessidade da informação para quem quer empreender.
O tema pesquisado será: Como abrir uma empresa individual.
E os objetivos da pesquisa são possibilitar a compreensão sobre o tema, conhecer os conceitos sobre empreendedorismo e empreendedor, passar o conhecimento e explicar de forma clara e precisa como abrir uma empresa individual, quem pode tornar-se um MEI – Microempreendedor Individual e quais as vantagens em ser um. (verificar frase final quem pode e quais vantagens)
Trata-se de uma pesquisa documental, elaborada a partir de material já existente, baseando-se em livros, pesquisa na internet e órgãos públicos.
Sendo assim, nesta pesquisa propôs-se conceituar o empreendedorismo, e mostrar o caminho para legalisação; a fim de destacar a importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país a crescer, e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITOS
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial).
Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Conforme Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”. O empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais Correspondentes e por conseqüência recebe como recompensa a satisfação econômica e pessoal.
“O “empreendedor”, dizia o economista Francês J. B. Say (...), transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. (DRUCKER, 2000, p. 27).
“(...) O empreendedor de Say – é uma pessoa que possui e dirige um negócio”. (DRUCKER, 2000, p. 32).
O empreendedor vê a mudança como norma e como sendo sadia. Geralmente, ele não provoca a mudança por si mesmo. Mas, e isto define o empreendedor e empreendimento, o empreendedor sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade. (DRUCKER, 2000, p.36)
“O empreendedor é definido pela forma de ser, e não pela maneira de fazer. A meta é que todos se preparem para empreender na vida”. (DOLABELA, 2006, p.19).
O conhecimento que interessa ao empreendedor é aquele que possa ser aplicado na sua empresa. E o principal conhecimento do empreendedor não está nos livros, mas à sua volta, nas pessoas, no mercado, no mundo. A leitura e a interpretação que o empreendedor faz do ambiente é que irão conduzi-lo ou não ao sucesso. Assim, estar preparado para adquirir conhecimentos significa: saber identificar aquilo de que se precisa no momento próprio e na intensidade adequada; saber assimilá-lo e, o mais importante, saber aplicá-lo. (DOLABELA, 2006, p. 25).
“(...) O empreendedor de Say – é uma pessoa que possui e dirige um negócio”. (DRUCKER, 2000, p. 32).
Microempreendedor Individual – MEI
O que é o MEI – A Lei Complementar de nº 128, de 19/12/2008, foi criada para auxiliar os pequenos empresários e os trabalhadores que atuam de maneira informal, permitindo algumas condições especiais para os empreendedores que se inscreverem para ser um MEI – Microempreendedor Individual poderem trabalhar de maneira legalizada contando com benefícios e vantagens especiais tal como imposto reduzido e rapidez na formalização e expedição de documentos.
Diferença do Microempreendedor Individual – MEI
Ao se inscrever no MEI – Microempreendedor Individual o trabalhador passará a atuar de maneira legalizada, podendo usufruir de uma série de vantagens como, atuar até mesmo na sua casa sem a necessidade de pagar taxas de registro e alvará, contar com as vantagens oferecidas pela Previdência Social como: auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros, assim como possuir um CNPJ para poder abrir de maneira facilitada conta bancária jurídica, permitindo assim a aquisição de empréstimos e linhas de créditos, assim como a emissão de
...