CONCEITOS E NOMENCLATURAS NA PRATICA DO MARKETING
Por: rezende1010 • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 2.665 Visualizações
Aula 1 – CONCEITOS E NOMENCLATURAS NA PRATICA DO MARKETING
Todas as respostas das atividades devem ser redigidas com fundamentação (ideia) própria, evite a simples cópia do guia de estudo. Espero que tenham empenho em levantar as informações necessárias, realizando a leitura das aulas antes de resolução das atividades, assim como assistir os vídeos e realizar pesquisa quando achar necessário, respeitando o numero mínimo linhas exigido em cada questão.
01. Leia a definição de Marketing, segundo a AMA - American Marketing Association: “Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficiem a organização e seus stakeholders” (publico estratégico). Faça uma analise sobre essa definição. (mínimo 3 linhas) (1,0)
R: Marketing tem que ser visto como um processo que contribui para a criação, comunicação e entrega de valor para todos os públicos de interesse. É uma série de estratégias, técnicas e práticas que tem o principal objetivo de agregar valor às determinadas marcas ou produtos a fim de atribuir uma maior importância das mesmas para um determinado público-alvo, os consumidores. No meu ver, uma boa execução do marketing dentro de uma empresa, pode ser o caminho do sucesso diante de um mercado tão competitivo.
02. O marketing pode ser mais bem compreendido definindo-se vários de seus conceitos centrais. Descreva com suas palavras: produto, serviço; mercado alvo; vantagem competitiva. (1,0)
R: - Produto: É algo que satisfaz a necessidade e desejo do cliente, seja um bem tangível (alimento, roupa, carro), um bem intangível (serviço) ou outro meio de satisfação (pessoas, ideias, emoções).
- Serviço: É um bem intangível, uma ação que cria um benefício ao cliente. Os serviços possuem as seguintes características: intangibilidade (um serviço é algo que não se pode ver, provar, sentir, ouvir nem cheirar antes da compra propriamente dita), a heterogeneidade (dois serviços similares nunca são idênticos ou iguais), a inseparabilidade (a produção e o consumo são parciais ou totalmente simultâneos), a perecibilidade (um serviço é algo que não se pode armazenar)
- Mercado Alvo: Diz respeito ao destinatário ideal de um produto ou serviço. O mercado-alvo, por conseguinte, é o sector da população ao qual se destina um bem. Para definir o mercado-alvo, é necessário analisar o comportamento dos consumidores
- Vantagem Competitiva: Se refere a uma competência exclusiva da empresa, que não pode ser copiada por seus concorrentes e que gera posição de mercado duradoura. É o resultado da capacidade da empresa em criar valor para os clientes e os acionistas. Exemplos de características de empresas que poderiam constituir uma vantagem competitiva: a) foco no cliente, valor para o cliente; b) qualidade superior do produto; c) distribuição ampla; d) alto valor de marca e reputação positiva da empresa; e) técnicas de produção com baixo custo; f) patentes, direitos autorais e de propriedade industrial; g) proteção do governo (subsídios e monopólio); h) equipe gerencial e de funcionários superior
03. Conceitue analise de ambiente. Qual a importância para as organizações realizarem a analise de ambiente como uma forma de vantagem competitiva? (Mínimo 4 linhas) (1,0)
R: O ambiente de marketing é formado por um conjunto de forças e fatores que afetam direta ou indiretamente uma organização. Os maiores responsáveis pela identificação dessas forças e fatores são os profissionais de marketing, são eles que devem analisar as potencialidades, fraquezas, tendências e oportunidades na organização. Esse ambiente é subdividido em macroambiente
...