Cadeia De Suprimentos
Trabalho Universitário: Cadeia De Suprimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: johnatan1994 • 14/9/2014 • 6.633 Palavras (27 Páginas) • 298 Visualizações
Curso de Engenharia de Produção
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Caxias do Sul, julho de 2014
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO
Trabalho de Avaliação da Disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, do Curso de Engenharia de Produção, da Universidade de Caxias do Sul. Disciplina ministrada pelo Prof. Ms. Paulo Alberto Klafke.
Caxias do Sul, 8 de julho 2014
SUMÁRIO
1- Introdução
2- Logística
2.1- Histórico
2.2 – Logística no Brasil
3- Cadeia de Suprimentos
3.1- Modelando a cadeia de suprimentos
4- Operações
4.1- Atendendo a Demanda
5- Avaliação do Desempenho
5.1- Medindo o tempo
5.2- Medindo o Custo
5.3- Medindo a Eficiência
5.4- Medindo a Eficácia
6- Maximização
INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostraremos o planejamento da cadeia de suprimentos, e a logística nela envolvida. Detalhando os modelos para conseguir com que se desenvolva de maneira perspicaz, ou seja com pequenas margens de erros. Citaremos a demanda dentro de operações, fazendo escolher certas desde o inicio, tal como escolher um bom fornecedor e determinar um bom cliente. Também avaliaremos o desempenho da cadeia e veremos os métodos de maximização da mesma
LOGÍSTICA
A logística é responsável pela movimentação de materiais e produtos, a movimentação acontece pela utilização de equipamentos como: Mão de obra e instalações. Na hora em que o cliente buscar o produto tenha um bom acesso e na hora certa.
A logística gerencia estrategicamente a movimentação, aquisição e armazenamento de matérias, peças e produtos finalizados. Isso acontece pelo marketing,para aumentar a lucratividade.
FORNECEDOR------CLIENTE--------CONSUMIDOR
Histórico da Logística:
A logística surgiu na Grécia Antiga, pois com o distanciamento das guerras, teria que ter um estudo de como enviar suprimentos.
Logística teve cinco eras, do século XX até hoje. No inicio do século XX, retirada de produtos agrícolas. De 1940 até 1960, continuou com ênfase no setor militar. De 1960 até 1970, houve as “funções integradas” foco amplo. De 1970 a 1980 houve o “foco no cliente” focando nos custos de estoque e produtividade. Hoje em dia, se foca mais na parte da globalização, ecologia e responsabilidade social.
Logística Integrada:
A logística integrada não é mais individual como anteriormente, agora ela abrange tudo. Fornecedor, suprimentos, produção, distribuição e cliente. Havendo fluxo de material e informação. O empresário tem que ter em mente três etapas: suprimento, matéria-prima de qualidade; administração de produção, quanto produzir e para quem;distribuição,processos de embalagem,transporte e movimentação.Hoje as empresas além de entregar um produto com qualidade boa,também tem que oferecer preços menor e prazo de entrega também(cliente sempre tem razão).Atualmente,as empresas estão mais próximas de seus clientes,isso criou a ideia de agilizar o processo criando distribuições mais rápidas,só que não colocando valor em cima do produto.
Etapas do Processo Logístico:
Processo logístico (matérias primas) :
-suprimento
-produção
Distribuição física (produtos acabados) :
-projeto
-programação
-pedidos
-fabricação
-gestão de estoque
-controle de qualidade
-manutenção
-transporte-expedição
Logística no Brasil:
A logística brasileira,esta passando por mudanças tanto práticos como de eficiência,qualidade,infraestrutura de transporte e comunicações.Período de riscos(mudanças) e oportunidades(melhorias na qualidade do serviço).
O transporte brasileiro é dependente do modal rodoviário,segundo mais caro,responsável por 58% da carga transportadas.Caso se mude para o ferroviário teremos economias.As privatizações de portos e ferrovias e a nova legislação para os dutos levam a redução de custos e o aumento de produtividade e a melhoria de serviços.
CADEIA DE SUPRIMENTOS
A cadeia de suprimentos corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores o desejarem. Além de ser um processo bastante extenso, a cadeia apresenta modelos que variam de acordo com as características do negócio, do produto e das estratégias utilizadas pelas empresas para fazer com que o bem chegue as mãos dos clientes e consumidores.
O gerenciamento efetivo e apropriado da cadeia de suprimentos deve considerar todos os aspectos relevantes e as peças fundamentais do processo, de tal forma que seja o mais ágil possível sem comprometer a qualidade ou a satisfação do cliente, mantendo ainda o custo total competitivo.
A estruturação da cadeia de suprimentos
...