Caracteres
Por: Jaudovale • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DE FEIRA DE SANTANA
CURSO PUBLICIDADE E PROPAGANDA
JADE DO VALE DE ALMEIDA
PESQUISA SOBRE RGB, CMYK, PANTONE E ESCALA EUROPA.
FEIRA DE SANTANA - BA
2015
[pic 2][pic 3]
Todo e qualquer produtor gráfico que preze a sua arte final, deve ter um conhecimento rebuscado sobre o processamento da seleção de cores, conhecido como reticulagem, que possui ligação direta com a quantidade de impressos, de acordo com a linhagem, que dar forma aos pontos de impressão.
No Sistema RGB, a sua escala se encontre entre 0 (+ escuro) e 255 (+claro). Em alguns programas de edição de imagem, esses valores são representados por meio de notação hexadecimal, variando de 00 (+ escuro) a FF (+ claro) para cada valor de cada uma das cores.
Já o Sistema CMYK com oposição ao Sistema RGB, funciona assim:
C oposto ao R (Red-vermelho)
M oposto ao G (Green-verde)
Y oposto ao B (Blue-azul)
Esse sistema funciona devido à absorção da luz. As cores que são vistas veem da parte da luz que é refletida. A Magenta reflete vermelho + azul violetado e absorve verde; o Amarelo reflete vermelho + verde e absorve azul; e o Ciano reflete azul + verde e reflete vermelho. Utiliza-se ele no uso de impressões de revistas, cartazes, embalagens, etc.
O objeto branco nesse sistema, reflete todas as luzes coloridas, já o objeto preto absorve todas as luzes coloridas.
OBS: o sinal de menos, absorve...já o sinal de mais, reflete (forma a cor).
PONTOS DOS IMPRESSOS – FOTOMECÂNICA CONVENCIONAL:[pic 4]
O Ponto Quadrado: utilizado quando o impresso não possui características especiais.
O Ponto Elíptico: que reproduz com muita eficácia os tons de pele.
O Ponto Redondo: utilizado, por exemplo, quando o produto será reproduzido em impressões rotativas offset, submetendo as chapas a um atrito bastante forte e constante, causando desgaste no ponto. Sua forma redonda, permite que ele processe-se por igual e tendo um custo menor.[pic 5]
PANTONE:
Conhecida como Escala Patenteada, devido a uma empresa norte-americana de 1962, reconhecida pelo seus serviços de cor utilizados nas industrias, como em gráficas, arquitetura, etc)...com uma importante fidelidade as cores.
Baseia-se em 14 tintas que produzem 1012 tipos de cores diferentes. Cores estas que, provavelmente, o Sistema CMYK não consiga produzir, como as Pantone Metallics e as Pantone Hexachrome (mais saturada e viva).
ESCALA EUROPA:
...