Caracterização do mercado francês: aspetos culturais e ideológicos
Pesquisas Acadêmicas: Caracterização do mercado francês: aspetos culturais e ideológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diogocosta • 11/12/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.113 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ................................................................................................................. 3
1. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS ............................................................................. 4
1.1. Forum de Aveiro ..................................................................................... 4
1.2. Cultura e ideologia ................................................................................. 5
1.3. Mercado ................................................................................................... 6
2. CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO FRANCÊS: ASPETOS CULTURAIS E IDEOLÓGICOS .............................................................................................................. 8
2.1. Analise segundo modelo Hofstede ....................................................... 8
2.2. Analise segundo modelo de Kontinen ................................................ 10
2.3. A língua Francesa .................................................................................. 12
2.4. Gastronomia Francesa .......................................................................... 13
2.5. A Arte Francesa ...................................................................................... 15
2.6. Lazer ........................................................................................................ 15
2.7. A Arquitetura Francesa......................................................................... 16
CONCLUSÃO ...................................................................................................................18 BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................... 19 NETGRAFIA ................................................................................................................... 20
Anabela D’Almeida Monteiro (1713)
Augusto José de Oliveira Bastos (1718) 2 Diogo Filipe Costa da Silva (1714)
INTRODUÇÃO
Não podemos falar do Forum de Aveiro sem mencionar a cidade onde este espaço nasceu. Além de romântica, Aveiro é uma cidade tradicionalmente ligada ao mar, não só pela proximidade, mas também pela Ria, cujos canais se estendem por várias ruas da cidade sendo conhecida como a “Veneza Portuguesa”.
Com este trabalho pretendemos, dar a conhecer o centro comercial, as suas características e o que este pode oferecer aos seus visitantes.
Mostramos também segundo vários autores, alguns conceitos de Ideologia, Cultura e Mercado, para entender como estas três variáveis se interligam e condicionam.
Na última parte, vamos dar a conhecer um pouco da cultura Francesa, e assim compreender como a cultura de um povo pode influenciar um mercado, e o seu consumo.
Anabela D’Almeida Monteiro (1713)
Augusto José de Oliveira Bastos (1718) 3 Diogo Filipe Costa da Silva (1714)
1. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS 1.1. Forum de Aveiro
Localizado em pleno "coração" da cidade, o Forum de Aveiro é considerado um dos melhores centros comerciais da Europa ao ar livre do país; (Galardoado com o Mipim Award 1999) encontrando‐se em completa harmonia com a arquitetura tradicional da cidade.
Inaugurado em 29 de Setembro de 1998, propriedade RPFI Aveiro, o Forum constitui um projeto de desenvolvimento urbano integrado de elevada qualidade, com 86 lojas, 17.500 m2 de ABL, parque de estacionamento com 1.080 lugares, 56 apartamentos, áreas de lazer e um jardim suspenso, de onde conseguimos desfrutar de uma paisagem magnífica sobre a cidade e a ria.
Os arquitetos T&T Design, Beekink & Mollenaar, Quirino e Viana ao elaborarem este projeto tiverem presente a arquitetura tradicional da cidade, valendo‐lhes um louvor do Internional Council of Shopping Centers (ICSC) pela excelente integração no meio envolvente.
Tendo como principais ancoras a Zara, Sport Zone, Bershha, Zippy, Bertrand, o Forum de Aveiro tem ainda na zona de restauração 15 restaurantes, com 520 lugares, onde se pode degustar diferentes sabores de diferentes culturas. Sendo este espaço aberto, no inverno o centro comercial tem a preocupação de fechar esta área, aquecendo‐a para proporcionar aos seus clientes um ambiente mais acolhedor enquanto fazem a sua refeição.
Mas é a moda e os acessórios que representam a maior percentagem do tenant mix do centro, e isto deve‐se principalmente ao facto do perfil do cliente caracterizar‐se maioritariamente pelo sexo feminino, (63%) em que a idade entre os 16 e os 24 anos predomina com 41%.
A classe A/B prevalece, atingindo os 40%, sendo que 58% são solteiros e residem no concelho, visitando o centro com maior frequência.
O Pingo Doce, e a Lusomundo são também duas âncoras que oferecem aos clientes do fórum, não só entretenimento e lazer mas também, uma maior facilidade de fazerem as compras para o lar.
Anabela D’Almeida Monteiro (1713)
Augusto José de Oliveira Bastos (1718) 4 Diogo Filipe Costa da Silva (1714)
O Forum de Aveiro tem como principais concorrentes o Glícinias Plaza e o Retail Park, mas também
...