Caso: Adão e Eva e Seu Carro: as diferenças entre homens e mulheres no processo de decisão de compra de automóveis
Por: rollorenan • 26/2/2016 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 614 Visualizações
Comportamento da Audiência
Nome: Renan Lima Rollo
Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ
Pós-Graduação em Produção Audiovisual
Caso: Adão e Eva e Seu Carro: as diferenças entre homens e mulheres no processo de decisão de compra de automóveis.
Decisão:
Com os papéis de compra de automóvel sendo intercalado entre os gêneros na atualidade, o estudo tenta demonstrar com fidelidade a complexidade disso no novo modelo familiar contemporâneo.
As mulheres desse novo século tem voz ativa na ambiente familiar e muitas vezes são autossuficientes. Casadas ou solteiras, ambas aspiram consumo e representam uma relevante margem de lucro na categoria de automóveis. Tendo isso em mente, as campanhas publicitárias necessitam de uma abordagem mais específica para esse novo público.
Devido ao raciocínio em relação ao consumo ter se alterado ao longo dos anos, questões como as abordadas por Gould et al. (1997) sobre o anticonsumo passaram a ser vistas com mais frequência. Porém, é inegável a presença dos desejos mais profundos de cada consumidor na hora da compra, sejam eles: conquistas, status ou funcionais.
Com as mulheres atuando de igual para igual no ambiente familiar, profissional e econômico da sociedade, é natural que a sua participação na aquisição de bens de consumo sejam maiores – assim como as sua ambições. No mercado de automóveis, o consumo do gênero tem se mostrado bastante revelador.
Para aproveitar essa oportunidade sem perder de vista os principais e fiéis consumidores de automóveis – os homens –, acredito que a melhor estratégia de marketing que a empresa FIAT pode adotar seria tentar representar exatamente a complexidade dos papéis de compra de um automóvel dentro de uma unidade familiar nos dias de hoje. Com uma pegada humorística, a campanha publicitária da marca pode dialogar com essa discussão e ao mesmo tempo abordar os consumidores de ambos os gêneros de maneira imparcial e orgânica.
Como no caso dos artistas de funk, onde todos eles tiveram que se adaptar para cativar um público emergente, a FIAT também precisar reinventar os métodos de como a mensagem chega a esse novo público. O conteúdo deve refletir sobre a troca de papéis na compra de um automóvel de uma maneira agradável, engraçada e direta, e usar as aspirações da mulher contemporânea como raciocínio lógico na criação desse conflito.
Sem que a mulher ou o homem percam a compostura, a campanha publicitária pode chegar nas mesas de bares, escritórios ou em reuniões familiares como publicidade gratuita se pensada e executada dessa maneira.
...