Citações - Inteligência De Mercado/Competitiva
Trabalho Universitário: Citações - Inteligência De Mercado/Competitiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luispff • 22/10/2014 • 300 Palavras (2 Páginas) • 1.280 Visualizações
Apontamentos e Citações - Inteligência Competitiva
“[...] que a empresa pode fazer para garantir uma vantagem competitiva perante seus concorrentes? Antecipar-se às mudanças, enxergar as oportunidades, observar com olhos críticos o panorama socioeconômico. E como fazer isso? Monitorando permanentemente o fluxo de informações de negócios que envolvem a empresa”. (GOMES e BRAGA, 2002).
“Quando a Boeing lançou os seus jetliners 707 em 1958, a Air France comprou um e voou com ele até Toulouse, França. Chegando lá o desmontaram parte por parte. Os franceses aprenderam a partir da tecnologia nova e aprimoraram o design com o Airbus 300. Minha recomendação: faça a Inteligência Competitiva parte do seu negócio. Conecte-a com todas as operações da empresa que possam ser afetadas pelas ações do concorrente. Uma vez que você tenha a informação na sua mão, use-a”.(VEZMAR, 1996).
“Sistemas de informações gerenciais transformam dados em informações e depois ajudam os gerentes a transformar informações em conhecimento, e conhecimento em ação. O desafio está em decidir que informação e conhecimento – e em que forma – são necessários. Se tivermos a aprendizagem organizacional em mente como um dos objetivos no desenho dos sistemas de informação, teremos maior probabilidade de gerar informações e o conhecimento que os gerentes necessitam para tomar ações efetivas”.(STATA, 1997)
“por mais automatizado que seja o processo, apenas o raciocínio humano é capaz de avaliar a real relevância e credibilidades das informações e agregar valor a sua formatação final”. (GOMES e BRAGA, 2001).
O filósofo romano Sêneca afirmou: “Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. A Inteligência deve ser a bússola do decisor. E assim tem sido desde as épocas mais remotas até os dias atuais. A atividade perpassa toda a história e se contextualiza conforme fatores predominantes: as guerras, as estratégias nacionais, os fenômenos sociais, as relações internacionais, a economia. http://www.abin.gov.br/modules/mastop_publish/files/files_4b8d519458ebd.pdf
...