Ciências Sem Fronteiras
Por: faelpirulito • 6/4/2017 • Relatório de pesquisa • 587 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
Ciências Sem Fronteiras
O Programa Ciência sem Fronteiras criado em 2011, é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através de suas instituições de fomento, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e das Secretarias de Ensino Superior e Tecnológico do MEC. Esse programa permite a ida de brasileiros a outros países para estudar nos mais conceituados centros de pesquisa de todo o mundo.
O principal objetivo do programa é promover a ida de estudantes brasileiros aos países que fazem parte do projeto, ele oferece bolsa para alunos de graduação e doutorado que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos pelo mundo a fora. Milhares de bolsas serão disponibilizadas e utilizadas para incentivar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação no exterior e também para incentivar que esses jovens estagiem, trazendo novas e agregadoras experiências para o mercado profissional brasileiro.
As áreas oferecidas pelo programa são:
- Engenharias, Biologia, Ciências biomédicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Tecnologias da Informação, Tecnologia Aeroespaciaç, Biotecnologia, Nanotecnologia, Fármacos, Produção Agrícola Sustentável, Energias renováveis, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Tecnologia Mineral, Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção, Ciências do Mar, Indústria Criativa, focada em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação, Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva, Formação de Tecnólogos.
Para participar do programa o estudante deve estar matriculado em um curso de graduação no Brasil nas áreas específicas de Biologia, Tecnologia, Engenharia, Ciências Biomédicas ou Saúde. Também deverá apresentar um bom desempenho acadêmico e ter o nível de inglês avançado, que é comprovado através de testes.
Fonte: http://www.australiancentre.com.br
Sisutec
Em agosto de 2013 o Ministério da Educação (MEC) criou o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que é comandado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O objetivo do programa é aumentar o acesso às vagas de cursos técnicos.
O programa foi criado para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).O Sisutec segue os padrões do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), só que para os cursos técnicos de graça.
Podem se inscrever os estudantes que terminaram o Ensino Médio e fizeram a prova anterior do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. O sistema usa o desempenho do candidato no Enem como critério de seleção para as vagas disponibilizadas.
As vagas são oferecidas por instituições de educação superior e escolas técnicas particulares, institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais, colégios estaduais e municipais e entidades do Sistema S (conjunto
...