TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostamento Organizacional

Exames: Compostamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

Este trabalho irá relatar sobre comportamento organizacional que se define em várias etapas,o conceito teoria geral do sistema que é subdividido como sistema aberto e sistema fechado ;o efeito inovação tecnológica para as organizações que hoje se tornou inadiável devido a grande globalização ; o efeito da inovação pode ser bastante positiva para as organizações desde que seja feito um cronograma ; relatava também sobre o trabalho em equipe que é uma vantagem competitiva ;e junto a isso define conceito de percepção e comunicação demonstrando em dados de uma pesquisa .

I - CAPITULO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1 – Conceito:

Conforme Sampaio (2007), o Comportamento Organizacional consiste nas ações e reações dos indivíduos com relação às organizações. Tem como objetivo alcançar a produtividade, diminuir as falta e a rotatividade dos colaboradores, promovendo então um ambiente organizacional satisfatório a ambas as partes.

2 – Propósitos:

Conforme Sampaio (2007), os propósitos se dividem em três etapas:

Explicação - Identificar as causas ou razões (ações), que geraram determinados fatos.

Previsão - Visionar eventos futuros utilizando ações específicas.

Controle - Sendo o comportamento do ser humano de difícil monitoramento e sendo ele o fundamental a organização, esta se torna a etapa mais complexa, pois é a que mais contribui para um trabalho eficaz.

3 – Dimensões:

Conforme Sampaio (2007), as empresas tem, como desafio aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos, satisfazendo os clientes e aprimorando os processos organizacionais. São necessárias medidas constantes com relação ao ser humano. Trabalhar a motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de cargos e salários, comunicação eficiente, entre outros.

A adaptação das organizações à globalização, aprendendo a trabalhar com a diversidade humana, seja ela étnica, racial, sexual ou qualquer outra. O fortalecimento dos colaboradores é de extrema importância, pois o sucesso ou o fracasso de um determinado projeto dentro de uma organização depende do encorajamento a inovação e a criatividade, sempre estimulando a tolerância às mudanças.

Com o mundo empresarial em constate mudança, surge a necessidade de lidar com a temporariedade e a imprevisibilidade dos profissionais. O Comportamento Organizacional trabalha estes fatores com os colaboradores em geral no intuito de reduzir a resistência à inovação. O Comportamento Organizacional preza também equilíbrio entre a vida profissional e pessoa, dos colaboradores acreditando que tais estímulos contribuem para profissionais mais realizados.

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

“DEREK PUGH - autor inglês define Comportamento Organizacional como:” O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

JOHN IVANCEVICH - professor - define Comportamento Organizacional como: Preocupação com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

COMPARAÇÕES

Para PUGH, o Comportamento Organizacional se restringe ao funcionamento e desempenho da organização focando o aspecto humano somente no ambiente interno da organização.

Para IVANCEVICH, o Comportamento Organizacional coloca que a organização formal é apenas uma das preocupações, colocando entre os objetos de estudo os grupos, os indivíduos e o ambiente onde está estabelecida a organização e a partir de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências entre os elementos e concordando com Drucker que, são ficções legais, e, portanto, são os indivíduos atuantes que fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas. Conclui que, para que o Comportamento Organizacional seja entendido, e necessário o estudo das Ciências Comportamentais. Sendo elas a psicologia, sociologia, antropologia e ciência politica.

TEMA: QUADRO COMPARATIVO

CONCEITO TEORIA GERAL DE SISTEMA (TGS)

Segundo Caravantes, Caravantes e Kloeckne, (2013, p. 36), por volta de 1950 emergiu a Teoria dos Sistemas Gerais desenvolvida por Kenneth Boulding e Ludwig Von Bertalanffy com o objetivo básico de sintetizar as ideias comuns a várias disciplinas.

Em termos de definição diz ser um sistema qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, Inter atuantes ou interdependentes, dotado de um objetivo.

É dado o exemplo que um automóvel é um sistema, que é composto de várias partes – chassis, rodas, carroceria, pneus, motor, etc. Que se inter-relacionam, interatuam e interdependem, tendo como objetivo o transporte.

Qualquer destes componentes é chamado de subsistema e basta que o motor não funcione para que o carro não cumpra a sua função que é transportar.

Segundo Caravantes, Caravantes e Kloeckne, (2013, p.37), Kenneth Boulding agrupou e

Hierarquizou os sistemas segundo sua complexibilidade.

Subdividindo-os em Sistema Fechado e Sistema Aberto.

QUADRO COMPARATIVO

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

- Interage com o ambiente.

- Sistemas existem dentro de outros sistemas.

- Promove troca com outro sistema do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com