Comunicação Interna
Por: Khalessi97 • 25/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.046 Palavras (17 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
Instituto Superior da Maia
Relações Públicas
Turma A
1ºano
A Comunicação Interna
Trabalho Realizado por:
Andreia Azevedo
Diana Dourado
Tiago Neves
Profª. Orientadora: Fábia Borges
Maia,2016
Índice:
Introdução
A Comunicação Interna e a sua importância
A Comunicação Interna e a participação
Relações Públicas e a Comunicação Interna
As Diferentes Perspectivas da Comunicação Interna
Case study- Ikea
Conclusão
Bibliografia
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Relações Públicas II, do curso de Relações Públicas, foi-nos solicitada a realização de um trabalho com um tema ao nosso critério. Desta forma, após alguma reflexão, o tema pelo nosso grupo escolhido foi a Comunicação Interna. A razão pela escolha desta temática é o facto de a Comunicação Interna ser um tópico abordado durante as aulas e ser bastante pertinente, na medida que muitas empresas necessitam da mesma para o seu bom funcionamento.
A Comunicação interna é a função responsável pela comunicação efetiva entre os integrantes de uma organização. Desde os tempos mais remotos, a necessidade de comunicar sempre foi um dos factores mais importantes para a sobrevivência do ser humano. No mundo dos negócios não é diferente. A necessidade de tornar os funcionários integrados na empresa e informados do que acontece na mesma, fez surgir a comunicação interna, considerada hoje como algo imprescindível às organizações, merecendo cada vez mais atenção.
Através da Comunicação Interna, torna-se possível estabelecer canais que possibilitam o relacionamento ágil e fácil com a organização, com o seu público interno e entre os próprios elementos que integram este público.
A Comunicação Interna envolve vários pontos que serão abordados ao longo trabalho: Perceber a sua importância, a sua relação com a participação, expor o envolvimento de um profissional de Relações Públicas na Comunicação Interna, observar todas as suas faces e por último, com toda a informação recolhida durante o decurso do trabalho, analisar se todas estas temáticas estão integradas no case-study escolhido pelo grupo (IKEA).
Assim, o trabalho será dividido em cinco capítulos que irão abordar os tópicos acima referidos para analisar detalhadamente a Comunicação Interna.
A Comunicação Interna e sua importância
A comunicação interna nas organizações nem sempre foi valorizada ou reconhecida como de vital importância para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. A Comunicação interna, durante vários anos foi definida como aquela voltada para o público interno das organizações, como por exemplo directores e funcionários, procurando informar e reintegrar os diversos segmentos desse público aos objectivos e interesses da organização.
Hoje, é possível definir a comunicação interna como o conjunto de acções que a organização coordena com o objectivo de ouvir, informar, educar e manter coesão interna em torno de valores que precisam ser reconhecidos e compartilhados por todos e que podem contribuir para a construção de uma boa imagem. “Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento (KUNSH, 2002).”
A Comunicação Interna é um processo pelo qual se desenvolvem a qualidade das relações e trocas entre os envolvidos na empresa, determinando o seu bom funcionamento.
Para que a comunicação seja eficaz, é essencial compreender o perfil da empresa, saber como são processadas as informações, como são codificadas as mensagens, quais os meios utilizados, como se processa a comunicação e principalmente qual o seu fluxo comunicacional.
Segundo Ramos (1997), o fluxo de informação "é influenciado pela estrutura da organização que revela o seu circuito e as relações comunicacionais", e desta forma dividiu o fluxo nos padrões: descendente, ascendente, horizontal e diagonal.
A comunicação ascendente ocorre quando a informação parte do nível mais baixo até ao topo através dos níveis hierárquicos, até aos superiores. Geralmente este fluxo de informação é mais eficaz quando é feita de maneira mais informal e espontânea. Apresenta funções, como por exemplo, proporcionar aos diretores o feeback necessário sobre os assuntos e problemas atuais da empresa e aliviar tensões ao permitir aos funcionários de nível inferior compartilhar informações relevantes e estimular a participação e compromisso de todos.
A comunicação descendente é o tipo de fluxo em que a informação se desloca desde a direção até aos restantes membros da organização seguindo a linha hierárquica. Esta é o género de comunicação que procede dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da empresa. Esta apresenta funções, como por exemplo, oferecer aos membros da empresa informações relacionadas com os trabalhos realizados e facilitar o resumo do trabalho realizado;
Porém, esta comunicação apresenta alguns problemas dado que muitas empresas saturam os canais de comunicação descendente sobrecarregando com mensagens dando ordens que podem confundir os funcionários.
...