Comércio Exterior Inglaterra
Casos: Comércio Exterior Inglaterra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielrdg • 29/6/2014 • 537 Palavras (3 Páginas) • 1.603 Visualizações
ECONOMIA
A moeda utilizada na Inglaterra é a libra esterlina (£), ou pound, uma das mais fortes moedas do mundo. Os centavos são conhecidos como pences. Uma das quatro principais economias européias, a Inglaterra é um centro líder de comércio exterior e de serviços financeiros, com o 5º Maior Produto Interno Bruto (PIB), próximo aos 2 trilhões de dólares, inferior apenas aos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha e China. Nas últimas duas décadas o governo tem contido o crescimento de programas de bem estar social.
A economia na Inglaterra também é dividida nos três setores econômicos.
SETOR PRIMÁRIO
Sua agricultura é intensiva, altamente mecanizada e muito eficiente, mesmo para os padrões europeus.
SETOR SECUNDÁRIO
Indústria: Nas últimas duas décadas o governo tem diminuído fortemente sua participação em empresas mediante o processo de privatizações, enquanto a participação industrial continua perdendo importância.
Energia: O Reino possui grandes reservas de carvão, gás natural e petróleo.
SETOR TERCIÁRIO
Finanças e comércio: A Inglaterra é um dos maiores exportadores europeus de produtos manufaturados, petróleo, químicos, veículos automotores, aeronaves, metais, têxteis acabados e maquinário. A agricultura é um dos setores mais importantes da economia, com cereais, como trigo, aveia, centeio, etc. As indústrias também se destacam na economia inglesa. Mas o sector dos serviços, como bancos, seguros, serviços financeiros, etc., é aquele que contribui para a maior parte do PIB da Inglaterra. Muitas empresas tecnológicas produzem e comercializam seus produtos no mundo todo. A economia inglesa é uma das mais fortes da Europa, embora não esteja totalmente integrada ao Mercado Comum Europeu.
SERVIÇOS
O setor de serviços, particularmente os bancários, seguros e os empresariais, somam de longe a maior parcela do PIB.
REALAÇÃO COM O BRASIL
- Atualmente o Reino Unido é o quarto maior país investidor em território brasileiro. As exportações britânicas cresceram 23% em 2010 e 9% em 2011. As companhias britânicas como a British Gas, British Petroleum, Rolls-Royce e Shell vêm investindo fortemente no país, principalmente no Rio de Janeiro.
- A Inglaterra foi o principal destino do vinho brasileiro em 2010. Em 2009, a Inglaterra ocupou apenas a 9ª posição entre os países importadores de vinho do Brasil.
- Há 4 anos em Londres, onde veio estudar Comércio Exterior, Gabriel Aché Gaya, 25 anos, começou a importar há cerca de três anos polpa de fruta congelada do Brasil para distribuir pela Inglaterra. O negócio pode ser considerado um sucesso, com a popularização cada vez maior dos sucos de frutas tropicais brasileiras, vendidas em centenas de restaurantes e bares em todo o país. Durante o evento Brasil 40°, que expôs produtos brasileiros na Selfridges, em pleno coração londrino, a barraca de frutas montada por Gabriel era uma das mais concorridas, com milhares de sucos vendidos durante as quatro semanas da promoção. O último carregamento trazido
...