Conceito De Contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Conceito De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitafreitas • 10/5/2014 • 10.398 Palavras (42 Páginas) • 257 Visualizações
CONCEITO
“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinada a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.
Ibracon
OBJETO DA CONTABILIDADE
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.
FINALIDADE DA CONTABILIDADE
A principal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.
As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e de capital de giro.
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas, administradores, governo (fisco), fornecedores, bancos, etc.
Fl. 01
PATRIMÔNIO
O Patrimônio, objeto da contabilidade. É um conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa.
Bens: são as coisas capazes de satisfazer às necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Podem ser materiais ou imateriais.
Bens Materiais, corpóreos ou tangíveis são os objetos que a empresa tem para uso (máquinas, veículos, vitrinas, armários, prateleiras, etc), troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (material de limpeza, material de expediente, material de embalagem).
Bens Imateriais, incorpóreos ou intangíveis correspondem a determinados gastos que, por sua natureza, a legislação brasileira determina que façam parte do patrimônio. Exemplos: gastos com organização, reorganização ou modernização da empresa, benfeitorias feitas pela empresa em bens de propriedade de terceiros, direito de uso de marcas, patentes de invenção, etc.
Direitos: são todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como duplicatas a receber, promissórias a receber, aluguéis a receber, etc.
Obrigações: abrangem os valores que a empresa tem de pagar a terceiros, como: Duplicatas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, etc.
ASPECTOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO
Todos os relatórios elaborados a partir da escrita contábil deverão ressaltar esses dois aspectos:
a) Qualitativo: Consiste em qualificar, dar nomes aos elementos componentes do respectivo relatório, permitindo que se conheça a natureza de cada um.
b) Quantitativo: Consiste em atribuir, aos respectivos elementos seus valores em moeda.
Fl. 02
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
Podemos representar o patrimônio por um gráfico em forma de “ T “
PATRIMÔNIO________
|
No lado esquerdo, denominado lado do ativo, são classificados os elementos positivos ( bens e direitos). No lado direito, denominado lado do passivo, são classificados os elementos negativos (obrigações).
PATRIMÔNIO________
|
ATIVO PASSIVO
Bens Obrigações
Direitos
EQUAÇÃO PATRIMONIAL
O gráfico em T, também utilizado para representar a situação patrimonial de uma empresa, denomina-se: Balanço Patrimonial
_________________________________
↓ | ↓
Ativo Passivo
Como ocorre com a balança, o balanço também precisa
...