Cultura Organizacional E Estratégia Competitiva
Exames: Cultura Organizacional E Estratégia Competitiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 526232 • 29/3/2014 • 7.137 Palavras (29 Páginas) • 382 Visualizações
Administração On Line
Prática - Pesquisa - Ensino
ISSN 1517-7912
Volume 3 - Número 4
(outubro/novembro/dezembro - 2002)
Página inicial Objetivos Conselho editorial Artigos Submeta um artigo Seus comentários
Cultura Organizacional e Estratégia Competitiva: Um Estudo de Multicasos nas Concessionárias de Automóveis de Santa Maria (RS).
João Antônio Gomes Pereira - Universidade Regional da Campanha, URCAMP
Rogério da Silva Nunes - FECAP e do Mestrado Profissional em Administração - UNINOVE.
RESUMO
O objetivo do estudo é verificar a relação entre cultura organizacional e estratégia competitiva na administração de concessionárias de automóveis de Santa Maria (RS). As concessionárias de automóveis inserem-se no grande contexto da indústria automobilística, que tem sido objeto de vários estudos a partir das montadoras de automóveis norte-americanas japonesas e européias, principalmente. Para a realização do estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, optando-se pelo estudo de multicasos e pesquisa descritiva, não-experimental. A população da presente pesquisa foi formada por proprietários, gerentes e funcionários de cada organização. A pesquisa demonstrou que as concessionárias usam as mesmas táticas, que no entendimento dos entrevistados, são estratégias. Verificou-se a existência predominante de uma cultura com discurso ideológico acentuado. Quanto às estratégias competitivas verificou-se a não existência de uma tendência explícita no tocante a evidências de uma estratégia competitiva entre as concessionárias estudadas.
Palavras-chave: cultura organizacional, estratégia competitiva, concessionária de automóveis
ABSTRACT
The general aim of this research is to verify the relationship between organizational culture and competitive strategy in the management of car concessionary stores in Santa Maria(RS). Car concessionary stores are inserted in the large context of the automobile industry, which has been object of several studies as from the North-American and European automobile factories, mainly. The research method was predominantly qualitative through the study of multicases. It was accorded that the research was descriptive and non-experimental. The population of the present research is formed by holders, managers and employees of each organization. The results which were obtained show that the three concessionary stores use the same tactics, which, in the judgement of the interviewees, are strategies. It may be found out a pronounced ideological discourse, with few objective actions which drive to actual results. What competitive strategies, it may there aren’t explicit tendency abaout evidencies of a competitive strategies betwen the concessionary stores that it were studied.
Keys word: organizational culture, competitive strategies, Car concessionary
INTRODUÇÃO
As mudanças fazem parte do mundo das pessoas e organizações. Neste ambiente, as organizações são chamadas a transformações e adaptações, a fim de sobreviverem no ambiente. Sendo assim, manter-se passivo e só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos negócios, através de decisões precipitadas e equivocadas.
O dia-a-dia dos dirigentes das organizações é marcado pela tomada de decisões, que podem gerar conseqüências diversas conforme o contexto de cada organização. Tais decisões deveriam partir de uma visão ampla do ambiente, considerando as características sociais, culturais e políticas deste. Em meio a um ambiente em que a concorrência aumenta e se qualifica a cada dia, torna-se imprescindível a necessidade de desenvolver empreendimentos com estratégias competitivas adaptadas às necessidades do mercado.
As concessionárias de automóveis inserem-se no grande contexto da indústria automobilística. Ela tem sido objeto de vários estudos, a partir das montadoras de automóveis norte-americanas, japonesas e européias, principalmente. O presente trabalho visa buscar informações sobre uma realidade ainda pouco conhecida, uma vez que as fábricas de automóveis são provenientes de outros países com culturas e estratégias diferenciadas.
Assim, há a preocupação em analisar nas empresas da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul, em especial nas concessionárias de automóveis de Santa Maria, a cultura organizacional que orienta as estratégias explícitas e/ou implícitas nas concessionárias de automóveis em sua busca por competitividade. A contribuição esperada é a de possibilitar estabelecer novos rumos no caminho do crescimento das organizações estudadas, bem como demonstrar o papel significativo da cultura nas estratégias empresariais.
1. Cultura organizacional e estratégia competitiva nas organizações
O trabalho está fundamentado na literatura de administração existente sobre as relações entre cultura organizacional e estratégia competitiva numa gestão sistêmica. A fundamentação teórica aborda, inicialmente, os principais aspectos relativos a competitividade, estratégia competitiva e vantagem competitiva, fazendo uma análise a respeito de estratégia e competitividade.
1.1 Competitividade
O termo competitividade é amplamente empregado nas organizações, requerendo uma análise sobre o mesmo. Cada autor enfatiza um determinado aspecto, mostrando conceito singular sobre competitividade. No Chambers English Dictionary apud Barbosa (1999), competitividade tem relação com/ou caracteriza-se por competição e associa o termo a rivalidade. Esta definição não caracteriza a abrangência da rivalidade, Barbosa (1999, p.23) conclui que "uma empresa é competitiva quando ela é capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade maior, custos menores, e tornar os consumidores mais satisfeitos do que quando servidos por rivais".
A
...