Cultura organizacional
Resenha: Cultura organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: talitarawr • 23/10/2013 • Resenha • 325 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
CONCLUSÃO
Na cultura organizacional e o complexo de padrões de comportamento assim como estudamos nas aulas de TGA, das crenças, das instituições e doutros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e características de uma sociedade; civilização; a cultura ocidental; a cultura dos esquimós. A cultura organizacional deve ser analisada inicialmente pela cultura do meio em que a empresa opera e pelas subculturas da empresa. Precisaremos também considerar as nuances das tipologias de cultura, se aceitarmos que a cultura organizacional e fragmentada. Há autores que abordam a questão dos mitos institucionais que marcam uma cultura e por isso perpetuam determinados valores, há perfis os mais diferenciados que transmitem cultura via comunicação. A comunicação como fonte, instrumento de poder, tem claras correlações com a cultura organizacional. É no processo de investigação da cultura de uma organização que identificamos aspectos formadores da identidade organizacional. Hoje, muitas instituições públicas só podem ser analisadas por meio da perspectiva da fragmentação da cultura.
Não há como falar em consenso na realidade das organizações brasileiras, mas seguramente na análise das culturas se assentam as relações de poder. Justiça implica juízo de valor, e valores são minimamente compartilhados nas organizações, contestando a antiga visão da cultura única. Não é possível dissociar os estudos da cultura organizacional dos próprios conceitos de organização, que incluem desde as teorias clássicas da administração, passando pela teoria contingencial, pela teoria da cognição organizacional. Desavisados e mal informadas, as organizações acreditam nos chamados fazedores de cultura, que determinam dia e hora para iniciar a mudança na cultura organizacional. Apresentam planos mirabolantes porque vão mudar a cultura daquela empresa. E ninguém muda a cultura. A cultura se transforma. Há momentos de estágios de desenvolvimento de uma organização. Muita organização séria pagou caro pela malandragem.
Os valores são transmitidos por meio da comunicação. É pela análise da comunicação de uma empresa que percebemos o pensar e o sentir dessa organização. É assim que enxergamos a correlação entre a comunicação, poder e cultura organizacional.
...