Cultura organizacional
Monografia: Cultura organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Evanderson • 29/7/2014 • Monografia • 929 Palavras (4 Páginas) • 384 Visualizações
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
DIRETORIA DE GESTÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
ALUNO: Evanderson de Souza Santos.
Pós Gestão Pública.
OUTUBRO/2013
Pós-graduação em Gestão Pública
Disciplina de Cultura e Mudança Organizacional
Aluno (a): Evanderson de Souza Santos
Tema: Cultura Organizacional
Cultura é um assunto bastante discutido nos círculos da administração. Uma cultura forte pode envolver os empregados em um senso comum da missão e reforçar bons hábitos de trabalho para bem atender aos clientes e manter elevada produtividade. A cultura de uma organização ajuda a melhorar ou a piorar o seu desempenho. Algumas pessoas acreditam que é melhor trabalhar dentro da cultura existente do que tentar mudá-la.
Apresentar discussão sobre:
1. O que é cultura organizacional para você? Obs.: responder com suas palavras.
Organização depende o meio em que se observa, trabalho em uma Organização pública, que seu maior proposito e o bem coletivo visando atingir o maior número de pessoas, com seus serviços, tanto no tratamento hospitalar, saneamento, tributários, social, Educacional, contábeis, e documental, já que uma organização e formada por um grupo de pessoas, maquinas, soma essa em busca de um trabalho organizado para o bom atendimento.
2. O que você pensa sobre o tópico descrito no início da atividade sobre cultura organizacional?
Uma cultura Organizacional e desenvolvida devido ao habito que os próprios Gestores criam quanto ao seu modo de dirigir as instituições, criando vícios com seus funcionários dando o tal “jeitinho”, vícios esses difíceis de serem apagados com o tempo, nas organizações públicas principalmente, a própria população que tem uma visão em que o servidor público não trabalha, ou o próprio servidor público tem a visão que pode trabalhar a hora que quer, ou de chegar a hora que quer, sendo que na realidade essa cultura, vem mudando com o passar dos tempos, já que a administração pública está em período de mudanças, tendo os gestores que buscar pessoas eficiente para ostentar seus serviços, para que possam atingir seus objetivos.
Um Exemplo na qual é cultura em uma instituição, os servidores públicos fazerem parte de uma comissão para adequação e Reestruturação de seus Planos de Cargos Carreira e Salario, sendo os membros da comissão pessoas efetivas, nas quais buscam para si o melhor benefício, pensamento em si próprio não pensando nos que possuem menos estudos ou se a instituição pode ou não pagar esse percentual, muito das vezes limitada pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ou também pode ser uma cultura o não envio de documentos por “Aplic” sistema e envio de informação ao TCE (Tribunal Superior Eleitoral) devido as penalidades serem dadas apenas aos Gestores, Prefeitos e Secretários. São esse tipo de cultura que vemos em várias instituições a falta de compromisso com o próximo, o pensamento em sim próprio, com uma falta de empatia, pelo próximo, o uso da máquina pública em prol a uma minoria.
3. Acredita que uma cultura organizacional pode ser mudada?
Se uma cultura foi criada a tempo, não
...