Cyber Cafe
Artigos Científicos: Cyber Cafe. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anabello • 30/8/2013 • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 733 Visualizações
A escolha do lugar
Muitas Lan Houses não conseguem o movimento adequado pois não estão bem localizadas. O local certo é fundamental para o sucesso da sua Lan House. É preferível um espaço menor, mas que tenha gente passando na porta o tempo todo do que um espaço grande e escondido.
Fique de olho em pequenos centros de comércio. Lugares próximos a Casas Lotéricas, Correrios, Farmácias e Restaurantes, por exemplo, costumam ter um bom movimento.
O que será necessário
Dependerá muito do tipo, tamanho e objetivo da Lan House. Vamos imaginar que você está começando agora e deseja abrir uma Lan House pequena, com 6 computadores, com público misto, um pouco de jovens que buscam jogos, mas também deseja atender o público “inclusão digital” que pode lhe trazer mais renda.
Espaço físico: no mínimo 20 metros quadrados, idealmente em torno de 30 metros quadrados.
Computadores: para esta Lan House você deve buscar 7 computadores, sendo 6 para seus clientes e 1 para o caixa / administrador. Não precisam ser novos, mas devem estar em bom estado e com uma configuração razoável.
Periféricos: lembre-se que será necessário comprar mouse e teclados. O ideal é ter pelo menos 2 de reserva. Fones de ouvido também são muito utilizados nas Lan Houses – pelo menos 4 você irá precisar.
Cadeiras: assim como os periféricos, você precisa de no mínimo 1 cadeira para cada computador.
Mesas e divisórias: há uma enorme variedade de mesas e divisórias no mercado, novas e usadas. Busque em escritórios que estão de mudança. Uma pessoa sentada em uma máquina ocupa no mínimo 1 metro quadrado, mas idealmente reserve 2,5 metros quadrados por estação. Não esqueça dos espaços de circulação.
Impressora: você irá precisar de pelo menos uma impressora, para seus clientes imprimirem o que desejarem. Você deve cobrar por isso.
Gerenciador de Lan House: Toda Lan precisa de um software que além de controlar o tempo nas máquinas, pode fazer toda a gestão da loja, como venda e controle de produtos, fluxo de caixa, estoque etc. Nós recomendamos que você utilize a versão grátis do NexCafé – baixe aqui agora!
Fornecedores: você pode vender uma série de produtos e serviços em sua Lan House. O mais comum são alimentos: biscoitos, refrigerantes, sorvetes etc, e “bens virtuais”, como recarga de celular pré-pago, créditos de jogos etc. Busque pelos fornecedores próximos a sua região.
Preços: você deve definir o preço de todos os produtos e serviços de sua Lan House. Faça uma pesquisa em estabelecimentos próximos e mantenha seu preço de acordo com o mercado. Lembre-se que você poderá cobrar mais caro que seu concorrente caso o seu produto seja melhor ou tenha algum valor agregado, isto é, um benefício a mais para o consumidor.
Quantos funcionários contratar
Inicialmente não é necessário nenhum funcionário, mas isso irá limitar o funcionamento de sua Lan House para as horas que você consegue trabalhar. É um bom jeito de começar para ver se o negócio dará certo. Conforme a necessidade e possibilidade do negócio, contrate outras pessoas.
Caso você escolha deixar a Lan aberta 24 horas a loja, deverá ter técnicos em informática, que fiquem responsáveis pelo atendimento ao cliente na entrada da loja e na solução de problemas que eventualmente possam acontecer, além de um faxineiro responsável pela conservação da limpeza. Os técnicos devem revezar os turnos (manhã, tarde e noite) entre eles. Neste caso, segurança é fator primordial, mesmo quando funcionando 12h por exemplo, haja vista a quantidade de equipamentos que existem na loja e a segurança que se deve passar ao cliente.
Gestão do negócio
Lembre-se, uma Lan House é uma empresa, mesmo que seja informal no início, o empreendedor deve tratá-la como uma empresa. Um conhecimento mínimo de gestão de empresa será necessário para sua Lan House ser bem sucedida. Recomendamos que você procure informações sobre gestão de empresas e comércio.
Outras fontes de receita
Toda Lan House deve ter outras fontes de receita. Cada vez mais, o acesso ao computador deve ser considerado como uma forma de atrair clientes para sua “loja”. Gostamos de utilizar citar alguns exemplos: o pão da padaria, o cigarro da banca de jornal e o jogo da lotérica. Em todos estes casos, os produtos são apenas uma forma de atrair os consumidores que vão comprar outros produtos onde a margem do comerciante é maior. Em muitas Lans, estas “fontes de receitas extras” já chegam a representar mais da metade do faturamento da loja.
Existe uma infinidade de produtos e serviços que podem ser vendidos nas Lan Houses que podem transformá-la em um negócio bastante lucrativo. Tudo dependerá do perfil do seu público, mas para citar alguns exemplos básico, você deve procurar vender alimentos como lanches prontos, biscoitos, salgadinhos e também refiregerantes, água e sucos. Muitos produtos, chamados de “bens virtuais” são bastante buscados nas Lans, eles vão desde créditos de celular pré-pago, a PIN de jogos em redes sociais, como Paymentez.
É crescente o número de Lan Houses vendedo cursos à distância. Além de lucrar com os cursos, o seu cliente irá passar várias horas consumindo o tempo no computador entre outros produtos. Serviços prestados como consertos de micro também podem ser uma boa diversificação.
Pesquise com seus clientes. Entenda as necessidades e desejos de consumo deles. O que será que estes consumidores estão loucos para comprar e que ninguém mais fornece na sua região.
Com o NexCafé Plus+ estamos
...