TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO DE

ATIVIDADE AVALIATIVA - DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR-TUTOR EAD

CIDADE/UF

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO 3

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO 4/5/6/7

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado onde a concorrência é grande, as organizações tem que traçarem objetivos e metas para se garantirem nesse mercado. Diante das perspectivas atuais as organizações precisam se destacar para se tornarem competitivas no mercado, para isso faz-se necessário investir no colaborador. Hoje se discute sobre a necessidade de mudança no papel das pessoas dentro das empresas, destacando a função daqueles responsáveis pela gestão de pessoas, os quais devem ver o que para muitos é imperceptível no que se refere a moderna gestão de pessoas, buscando no individuo uma visão de parceiro e não de patrimônio da empresa.

Nessa perspectiva considera-se que o colaborador quando valorizado com bases em suas competências e habilidades, torna-se um forte aliado identificando as principais diferenças entre competências individuais e organizacionais, além de mostrar a relação existente sobre essas. Além disso destaca-se a influencia que as mudanças e exigências de mercado exercem sobre o colaborador e como a empresa lida com a questão, identificando o trabalho do gestor ao adequar seu colaborador ao perfil exigido pelo mercado.

Ao longo deste desafio desenvolveremos a estrutura organizacional do Hipermercado Marques juntamente com os planos de gestão e com planejamento estratégico e tático voltado para a liderança, motivação e trabalho em equipe, buscando atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

A estrutura organizacional de uma empresa é um instrumento administrativo que resulta na analise, ordenação e o agrupamento dos recursos de uma empresa, estabelecendo os níveis hierárquicos da tomada de decisões, visando o alcance dos objetivos e metas traçadas pela empresa.

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

Melhorar a sua eficácia gerencial:

Para melhorar o desenvolvimento gerencial é preciso definir objetivos. Sabendo aonde quer chegar com o negócio. Quando não se tem metas, qualquer caminho que seguir será bom o suficiente. Posteriormente, procure o superior, e estando de acordo com o que foi definido, desenhe um plano de ação para agir sobre tal problema e encontrar algum modo de seguir o caminho que foi estabelecido. Alcançando seus objetivos terá uma gerencia eficaz.

Desenvolver Líderes:

São atividades vivenciais, que são desenvolvidas no formato de Dinâmicas de grupo, tem como objetivo capacitar profissionais para a prática de liderança, desenvolvendo atitudes que permitam influenciar os membros do grupo;

- Liderança Individual: Tem como missão melhorar sua própria vida, não transmitindo ao outro, o que não possui.

- Liderança em Grupo: A capacidade do líder em influenciar o grupo que pertence, a partir de seu desempenho e valores, as pessoas sempre busca como referências pessoas que são capazes de solucionar seus próprios problemas.

- Liderança Situacional: Desempenha seu papel de condução, em qualquer tipo de tarefa, apresentam habilidades comunicação, negociação e tomada de decisão, aplicado a diferentes situações.

- Liderança Organizacional: Implica na capacidade de suas competências funcionais, o líder organizacional vai além do domínio do grupo, desenvolvendo a visão e missão da empresa gerando adesão, o compromisso e o alinhamento dos recursos.

A proposta implica na transmissão de conceitos e experiências, onde determinadas situações do exercício de liderança, possam ser vivenciadas e apreendidas, servindo de combustível para o processo de mudança de um líder. Hoje as empresas competitivas convidam profissionais que podem dar um norte aos profissionais e transformar grupos em equipes. É justamente nesse momento que entra em cena um personagem de destaque: a liderança. Entenda-se aqui por liderar, não o simples ato de delegar tarefas, mas sim de preparar profissionais para tomar decisões nas situações consideradas estressantes e estimular o desenvolvimento de novas competências, sejam técnicas quanto comportamentais. Contudo, para ser liderar uma equipe não basta apenas assumir um cargo e tampouco ter boa vontade. É fundamental estar preparado para ser líder. Esse é um dos motivos que tem levado muitas empresas a estruturarem programas direcionados para quem está à frente das equipes.

O PAPEL DOS LÍDERES

Dar e receber feedback.

Estimular a comunicação interna com integridade.

Fortalecer o relacionamento interpessoal.

Agentes disseminadores do conhecimento.

Incentivar a criatividade da equipe.

Capacitar para a liderança situacional:

A liderança situacional é um processo dinâmico que envolve o líder, o liderado e as variáveis situacionais, e tem como pressuposto a crença no fator humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com