DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Por: Tatiana Maciel • 5/6/2018 • Resenha • 1.700 Palavras (7 Páginas) • 186 Visualizações
Projeto Integrador II Turma: ZNN2
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
PURPLEX
Alunos: Cristina Zanin, Isis Cavedini, Franciele Amaral, Mariana Pereira e Tatiana Maciel
1. INTRODUÇÃO
O diagnóstico organizacional consiste na primeira etapa do processo de intervenção, constituindo-se como um verdadeiro check-up, uma visão global que indica insuficiências, que permite analisar instabilidades e avaliar os desequilíbrios (ESTRADA, 2012 apud PEDROSA, 2004). Torna-se um instrumento valioso para evidenciar a desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre ela e a realidade ambiental na qual está inserida.
Segundo Claro (2002), o diagnóstico propõe-se verificar as carências com o auxílio de pesquisas internas, com a intenção de retratar as dificuldades e sugerir uma intervenção.
O presente trabalho tem por objetivo geral investigar as áreas e processos da empresa por meio de um diagnóstico empresarial detalhado. Pode-se ressaltar a importância do tema para os meios corporativos, pois será possível detectar e analisar com precaução os problemas e as falhas que impedem que os objetivos traçados pelos gestores sejam alcançados. Já os objetivos específicos têm por verificar como a empresa gerencia seus setores, identificar como os processos são realizados e direcionar a melhor estrutura de processos após o diagnóstico organizacional.
Para a realização deste diagnóstico será utilizado dados da empresa Purplex, primeira indústria brasileira dedicada a produzir ferramentas manuais para a correta utilização de lixas.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
A empresa Purplex é a primeira indústria brasileira dedicada exclusivamente a desenvolver e produzir ferramentas manuais para a correta utilização de lixas. Fundada em 1998 pelos irmãos Adalberto Purper e Paulo Purper, cuja divisão do capital corresponde a 60% e 40%, respectivamente. Localizada no município de Lajeado, Vale do Taquari (RS), hoje é reconhecida nos mais diversos segmentos de atuação: linha automotiva, construção civil, moveleira, trabalhos manuais e indústria em geral.
Produz uma linha completa de tacos e lixadores manuais, além de espátulas para aplicação de massa, misturadores, réguas, bandejas para pintura, desempenadeiras para textura e reboco e baldes para a construção civil. O controle de eficiência da qualidade feita pela Purplex é indicado para qualquer marca, tipo ou sistemas de lixamentos no segmento ao qual se destina.
O produto destaque, “Lixador manual grande com presilha – 001”, foi desenvolvido para agregar mais qualidade e produtividade no acabamento de superfícies a serem pintadas, melhorar o aproveitamento da lixa, evitando perdas ou quebras, maior rendimento do operador com menor esforço físico e ergonômico, ajudando a prevenir doenças como a LER (lesão por esforços repetitivos). Fabricado em polietileno de alto impacto, resistente a fortes quedas, ele é prático e tem rápida fixação da lixa através das presilhas. O que predomina no produto é a cor laranja, que normalmente identifica ferramentas e chama atenção dos clientes na hora da compra.
As concorrentes da Purplex são a 3M do Brasil LTDA e as outras distribuidoras que importam produtos chineses. Diversos pontos fortes podem ser citados como diferencial competitivo tratando-se da 3M: inovação, espírito empreendedor, compromisso com a qualidade, rede de contatos, conhecimento do negócio, estamparia própria, produtos sobrepostos com expositor próprio e novos mercados. Já as outras distribuidoras, a qualidade torna-se o foco principal da Purplex.
Referindo-se ao espaço físico, a Purplex conta com 2 mil metros quadrados de área. Possui um pavilhão que concentra toda a produção e a parte administrativa e também uma área verde, destinada a plantação de hortaliças e leguminosas para consumo e lazer dos funcionários. O faturamento anual da organização é de R$2.700.000,00 onde sua margem de contribuição é em torno de 76%.
Atualmente, a empresa possui dez funcionários que se enquadram em uma estrutura organizacional do tipo funcional, pois existe uma hierarquia formal de cargos e os setores aparecem de forma definida, conforme figura 1.
Na estrutura organizacional que a empresa se enquadra, reflete o sistema funcional por fatores como a necessidade de crescimento durante seus 19 anos com a criação de produtos e a extensão do catálogo dos mesmos, necessitando da divisão por departamentos. Outro ponto a ser destacado é a valorização da experiência dos funcionários em cada incumbência e as tomadas de decisão estrategicamente focadas na presidência, sem subordinação dos setores.
O design da organização reproduz uma estrutura Frente e Verso, onde os produtos confeccionados foram pensados no cliente final, sendo referência nacional em serviços destinados ao acabamento e pintura de superfícies, garantindo soluções ágeis e próprias para cada necessidade.
3. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Afim de perceber os processos, suas influências no macro da organização e suas correlações no resultado final, foi aplicado o seguinte método: de entrevista direta, com o responsável no local e questionário com roteiro, para obter melhores resultados de pesquisa. Busca-se, através destas ferramentas, detectar e mapear os processos praticados pela organização, assim podendo apontar possíveis falhas e sugerir possíveis melhorias.
A entrevista se deu no local, diretamente com o Sr. Adalberto Purper, no qual o objetivo principal era identificar as falhas internas expostas pelo mesmo e conhecer o todo o ambiente da empresa. Ocorreu tentativas de contato para que o sócio pudesse também estar na entrevista para se obter pontos de vistas diferentes, porém sem êxito. A visita iniciou-se pela área de recepção onde há mostruário dos produtos que a empresa fabrica. Após foi apresentado o estoque de matéria prima, produção e encaixotamento do produto final onde também se separa para entrega ao cliente. Percebeu-se que os colaboradores são motivados, tem espírito de equipe, engajados com a empresa. Após a visita, foi realizada a entrevista na sala de reuniões.
Através da entrevista, o proprietário relatou que possui uma carteira de clientes com empresas do ramo construção civil,
...