Departamento de Imprensa e Propaganda
Por: Thaynnaa • 12/7/2016 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
Elabore um texto que contenha entre 20 e 25 linhas, apresentando como foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda e qual a sua importância durante o Estado Novo.
O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi criado em dezembro de 1939 por decreto presidencial, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto à sociedade. Em 1931, foi criado o Departamento Oficial de Publicidade, e em 1934 o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC). Já no Estado Novo, no início de 1938, o DPDC transformou-se no Departamento Nacional de Propaganda (DNP), que finalmente deu lugar ao Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
O DIP possuía setores de divulgação. Ficava responsável por coordenar, orientar... a propaganda interna e externa, e também fazer censuras ao teatro, cinema, entre outros.
Devido à super importância de suas funções o DIP passou a ser um superministério, e ficaram com muitas responsabilidades.
O DIP foi uma fundação “estadonovista”, ou seja, ela surgiu para apoiar o Estado Novo, e fazer a sua divulgação, desde que ele entrou em vigor, surgiu um decreto lei de que “A Hora do Brasil” era obrigatória em qualquer estabelecimento comercial que tinha o aparelho de radiodifusão.
Até hoje quando ligamos o rádio às 19:00h, existe a “A Voz do Brasil”.
Com o apoio do DIP, o Estado Novo, “engatou” uma das mais bem sucedidas campanhas nacionais de propaganda política do Brasil.
Essa ideologia, levou ao fechamento muitas empresas que eram contra o governo, não aceitavam o que eles decretavam.
...