Desafio Profissional
Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silviosantos • 8/6/2014 • 1.542 Palavras (7 Páginas) • 441 Visualizações
Unidade Vila Mariana- Unibero
Aluno: Silvio Santos RA n° 8982184328
Trabalho: Desafio Profissional
Comportamento organizacional e Técnicas de negociação
Tutor EAD: Amado Leite
São Paulo, 31 de Março de 2014
Comportamento organizacional
Introdução
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
O Comportamento Organizacional definido nesses termos tem suas origens no final de 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
O estudo de Comportamento Organizacional compreende ainda três determinantes nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas, aplicando os conhecimentos obtidos sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Atualmente, o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambiguidades do mundo, para sentimentos conflitantes e ideias contraditórias.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
INTRODUÇÃO
Quando participamos de uma negociação devemos estar cientes de que esse processo nada mais é do que uma oportunidade para, de modo criativo, as partes envolvidas encontrem soluções que atendam aos seus interesses, sem que isso signifique trabalhar contra os interesses do oponente. Ai entra a chave do ganha-ganha, isto é atender aos meus interesses sem ferir os interesses da outra parte.
O sucesso de uma empresa depende muito da habilidade de negociação dos profissionais que a integram.
Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios. Negociar é uma situação quase permanente, não é feita apenas no local de trabalho, mas na política, em casa, nas lojas, etc.
É uma relação entre duas ou mais pessoas com diferenças entre si, porém buscando um único objetivo em comum e obter um acordo que satisfaçam certos interesses.
Cada parte tem a obrigatoriedade de transmitir de maneira clara suas ideias e objetivos, seja ela em sua vida pessoal ou profissional, pois negociamos o tempo todo.
Um bom negociador precisa ter o máximo de informações, assim conseguirá ter o controle da situação, passando à outra parte a sensação de poder sempre com clareza em suas argumentações e sabendo ouvir também.
A negociação é hoje em dia sem dúvida a habilidade mais requisitada no mundo profissional. Infelizmente a maioria das pessoas desconhece sobre o assunto por se tratar de um fato relativamente novo e porque não lhes é ensinado em casa, na escola e nem no ambiente corporativo.
Perfil do oponente :
Associação dos moradores avaliado como perfil conservador, onde estão fechados para qualquer tipo de negociação onde corra o risco de mudanças de atitudes da população local e seus costumes diários.
Perfil do negociador:
seria um perfil alegre despojado, onde procura atender as necessidades tecnológicas e atuais onde o progresso seria inevitável.
Habilidades da associação:
Quase não se observa, pois devido a muitas se opiniões não conseguiram apresentar táticas três pontos barulho, segurança e trânsito local e deixam de enxergar os benefícios sendo impossível de se avaliar o perde ganha da negociação , se perde em alguns aspectos mas se ganha em outros, um ponto importante também e que não estão se colocando no lugar da gravadora, pois assim deixam de explorar outros horizontes.
Habilidades do negociador:
Fica a vasta experiência em negociar em conflitos, que com formação e em base de dados consegue transformar com fortes argumentos e muita motivação, Kozicki (1998).
Pontos a serem negociados/ análise da situação:
Analisando a situação, e colocando os pontos questionados como segurança, transito e barulho:
Por sermos uma gravadora de grande conceito temos condições de juntos aos competentes preitearmos várias combinações de melhorias para qualquer lugar
...