Desafio Profissional
Casos: Desafio Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/11/2014 • 1.363 Palavras (6 Páginas) • 446 Visualizações
Sumário
Introdução...........................................................................................................3
Passo 1 ..............................................................................................................4
Passo 2 ..............................................................................................................5
Passo 3 ..............................................................................................................6
Terceirização ilícita e ilegal – vinculo..................................................................6
Passo 4 ...............................................................................................................8
Conclusão............................................................................................................9
Referências Bibliográficas...................................................................................10
1.0 Introdução
A Empresa INOXEL é uma caldeiraria industrial que está necessitando de um sistema de gestão de qualidade e está buscando melhorias para melhor atender seus clientes.
Foi contratada uma empresa de consultoria em Gestão Empresarial, Gestão da produtividade e Qualidade e Assessoria ambiental para solucionar seus problemas onde será demonstrado nos passos a seguir os projetos implantados.
2.0 PASSO 1
Na INOXEL pode ser utilizado um modelo de gestão de qualidade para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.
Alguns critérios que podem ser trabalhados no grupo como: liderança; estratégias e planos; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados.
O Modelo de Excelência da Gestão reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do Exterior.
No Modelo de Excelência da Gestão, os Fundamentos da Excelência são expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.
As questões, em alguns casos, solicitam complementos importantes para a excelência da gestão. O entendimento dessas questões e seus complementos, bem como das solicitações de resultados, é apoiado por meio de orientações e inclui evidências que deveriam existir para sustentar uma avaliação utilizando os Critérios. O Sistema de Pontuação possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais.
O Modelo de Excelência da Gestão não é prescritivo quanto a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Ele estimula que a organização esteja atenta às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas, e utilize essas informações para formular o seu planejamento estratégico e desdobramentos.
3.0 PASSO 2
O cenário vivido pela humanidade nos implica numa grande missão de reconstruir a sociedade. Neste sentido, se faz necessária uma mudança de paradigma por parte dos cidadãos e das organizações e isso passa por uma reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano. Para tanto, são necessárias novas formas de organização, como a sustentabilidade empresarial. Proposição que inova e desafia organizações e administradores a respeito da necessidade de conciliar as dimensões econômica, ambiental e social nos negócios existe uma série de pequenas ações que qualquer empresa, independe do tamanho, pode implementar. Empresas que adotam boas práticas de sustentabilidade estão um passo à frente quando surgem novas legislações.
Segue abaixo o quadro com sugestões referentes a sustentabilidade ambiental a ser inseridos na empresa INOXEL visando adequar o impacto ambiental em suas atividades.
Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da organização Medidas Sugeridas para adequar esse impacto Custo/ Benefício
Consumo de água Reutilização da água industrial.
Reuso indireto - a água é utilizada e tratada e depois captada novamente para reuso. O gasto com a reutilização da água será revertido para benefício da empresa.
Descarte de sucatas Descarte adequado para proteção do solo Não haverá contaminação do solo e água
Consumo de energia elétrica Aquisição de novas maquinas de solda com redutor de energia.
Instalação de redutores de consumo de energia nas maquinas já em funcionamento Com a diminuição do consumo de energia elétrica será feito melhorias na empresa.
Vazamento de produtos químicos Neutralização por meio de absorventes específicos e a posterior limpeza da área afetada. Chamar órgão responsável para medir o índice de contaminação e determinar medidas corretivas.
_ Preservação da saúde pública, do meio ambiente, da segurança da população e ao patrimônio, público e privado.
Faíscas Equipamentos para proteger o ar Alteração da qualidade do ar
4.0 PASSO 3
A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio.
Para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se analisar criteriosamente o contrato social das empresas e definir acertadamente a atividade-fim.
A CLT, no art. 581, § 2º dispõe que se entende por atividade-fim a que caracterizar a unidade do produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam exclusivamente em regime de conexão funcional.
É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas.
A atividade-fim é a constante no contrato social da empresa, pela qual foi organizada. As demais funções que nada têm em comum com a atividade-fim são trabalhista e com responsabilidade trabalhista caracterizadas como acessórias, ou de suporte à atividade principal, as quais podem ser terceirizadas.
4.1 Terceirização ilícita e ilegal – vínculo
Conforme decisões do TST - Tribunal Superior do Trabalho, existindo a terceirização ilícita ou ilegal é configurado o vínculo trabalhista, sendo a Tomadora responsável solidária, sendo que é a Justiça do Trabalho que determina o vínculo empregatício.
Ocorrendo a determinação do vínculo trabalhista pelo juiz, a Tomadora é responsável imediatamente pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas a que o funcionário tem direito.
Também, a Justiça do Trabalho vem decidindo que, se a empresa terceirizada não tiver recursos trabalhistas, nos casos em que a terceirizada não honre seus compromissos com os funcionários.
Por isso, a escolha do terceirizado é de fundamental importância para que a tomadora não tenha contratempos trabalhistas, os quais não são totalmente inevitáveis, mas podem ser reduzidos ao contratar uma empresa idônea.
Como verificamos, em qualquer caso, se o funcionário não receber as verbas trabalhistas, a tomadora é responsável, configurando ou não o vínculo. Dessa forma, é muito importante, ao selecionar a terceirizada averiguar sua capacidade financeira, sua idoneidade e exigir garantias. Isso significa, mesmo não sendo considerados suficientes para os pagamentos das verbas relativas a reclamatórias trabalhistas, caberá à empresa Contratante o pagamento das verbas trabalhistas reclamadas.
Mesmo não sendo considerada a importância para que a tomadora não tenha contratempos trabalhistas, os quais não são totalmente inevitáveis, mas podem ser reduzidos ao contratar uma empresa idônea.
Como verificamos, em qualquer caso, se o funcionário não receber as verbas trabalhistas, a tomadora é responsável, configurando ou não o vínculo. Dessa forma, é muito importante, ao selecionar a terceirizada averiguar sua capacidade financeira, sua idoneidade e exigir garantias.
5.0 PASSO 4
Em base as mudanças ambientais que faltava ser reajustadas foi feito o projeto para a empresa se adequar as normas.
Houve o planejamento baseado no Modelo de Excelência da Gestão onde utilizou se as técnicas, com as práticas os resultados positivas onde foi montado uma estratégia e planos, obteve-se informações sobre as dificuldades que havia entre clientes e empresa.
Adequamos a empresa para a norma ISSO 14001queé aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental correto bem como buscar sua certificação por uma organização externa competente. A norma visa orientar a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações visando à sua conformidade com a realidade do empreendimento.
Com as Medidas Sugeridas para diminuir o impacto ambiental da empresa foram aplicados e fiscalizados pela liderança da empresa vendo realmente se estão sendo executadas.
6.0 CONCLUSÃO
Nos dias de hoje é importante aplicar a gestão de qualidade nas Empresas, colocando em pratica os critérios de liderança; estratégias e planos; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. Dividindo as tarefas e coordenando funções de cada pessoa e sempre pesquisando e se adequando as exigências no mercado de trabalho e concorrentes.
Foi aplicadas medidas para a empresa se adequar as normas ISO 14001 onde à empresa se adequou para receber esse certificado onde terá a sua contribuição para não agredir o meio ambiente causando menos impacto ambiental. Com este certificado a empresa se tornou reconhecida e valorizada, tendo um diferencial na concorrência pois esse certificado conta muito para a escolha de um cliente.
7.0 BIBLIOGRAFIA
LIVROS:
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
PLT Anhanguera Editora: Elsevier Autor: Fernando Almeida
Tecnologias e Ferramentas de Gestão
PLT Anhanguera Editora: Alínea Autores: Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel Cazela
SITES:
http://www.caldeirinox.com.br/tanques-de-armazenamento03
Data 06/10/14 as 22:00
http://www.comec.com.br/dossie.pdf
Data 06/10/2014 as 22:10
http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
Data 06/10/14 as 22:33
http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-terceirizacao-e-suas-consequencias-juridicas,40739.html
Data 08/10/2014 as 20:10
...