Diagnóstico Organizacional
Trabalho Universitário: Diagnóstico Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/9/2014 • 1.664 Palavras (7 Páginas) • 649 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução ........................................................................................................03
Desenvolvimento ..............................................................................................04
Estrutura organizacional ...................................................................................04
Atividades desempenhadas ..............................................................................05
Atividades desempenhadas ..............................................................................06
Organograma ....................................................................................................07
Modo de gestão .................................................................................................08
Conclusão .........................................................................................................09
Referências .......................................................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo identificar na empresa apresentada o modelo de gestão, seus meios de comunicação interno e externo, seu comprometimento social e as ferramentas utilizadas para avaliação de seus funcionários.
Com relação á gestão de pessoas, demonstraremos as práticas e a política adotada na organização para alcançar o objetivo comum entre elas.
O papel da comunicação, os meios utilizados, a frequências com que essa comunicação é praticada, a comunicação externa e a velocidade com que essa comunicação chega ao receptor.
A empresa participa de programas voltados para a responsabilidade social, como o incentivo ao bioquerosene e programa de reciclagem.
2. DESEMVOLVIMENTO
A Gol Linhas Aereas surgiu no início de 2001 e em poucos anos tornou-se uma das principais companhias aereas do país. O primeiro vôo da Gol Linhas Aereas foi operado em 15 de janeiro de 2001 e, 10 anos mais tarde, a empresa possui, junto à TAM, 80% do mercado brasileiro. É, portanto, a 2ª maior companhia aérea do país.
O grande destaque da Gol Linhas Aéreas sempre foi oferecer aos passageiros preços extremamente competitivos com a garantia de aeronaves confortáveis e serviços de excelente qualidade.Esse diferencial permitiu à Gol Linhas Aéreas conquistar a confiança de milhões de brasileiros que, graças à política de preços baixos da companhia, puderam viajar de avião pela primeira vez.
Após conquistar seu lugar no mercado brasileiro, a Gol Linhas Aéreas expandiu seus destinos para a América do Sul:
2004: A Gol Linhas Aéreas cria a rota São Paulo – Buenos Aires, que atualmente conta inclusive com vôos diários.
2005: Um novo destino internacional foi implantado pela Gol Linhas Aéreas: Santa Cruz de la sierra, na Bolívia.
Os anos seguintes mantiveram a Gol Linhas Aéreas em ascensão. Com foco na América do Sul, começaram a ser operados vôos para Santiago, no Chile, e Lima, no Peru. Em 2007 a Gol Linhas Aéreas incorporou a Varig Linhas Aéreas. Neste ano, alcançou 39.5% de participação no mercado de vôos domésticos e 14.2% nos vôos internacionais, firmando-se como a segunda maior empresa de linhas aéreas do país. Atualmente, a Gol Linhas Aéreas opera em todas as regiões do país, inclusive em todos os estados da região norte e diversas cidades do interior paulista. Além disso, faz vôos para as principais cidades da América do Sul, como Santiago, Buenos Aires, Bogotá e Caracas.
3. ESTUTURA ORGANIZACIONAL
Hierarquicamente a empresa está assim representada: No topo está o presidente. Respondendo diretamente ao presidente, vem à vice-presidência de pessoas e clientes, em seguida vem á assistência da vice-presidência.
Em seguida temos os gerentes: De infraestrutura, atendimento ao cliente, comissários de bordo, diretor de RH e de instalações imobiliárias ambos se reportando ao Diretor adjunto de aeroportos que por sua vez se reporta a vice- presidente.
Abaixo do diretor adjunto vem o gerente geral de aeroportos que tem sob seu comando o assistente administrativo, o gerente regional de aeroportos que tem sob sua responsabilidade os gerentes de aeroportos. Ainda no mesmo nível aparece o gerente de qualidade de aeroportos.
Um nível abaixo, identificamos o coordenador de desempenho operacional e o coordenador de normas e procedimentos. Reportando-se a essas coordenações temos o coordenador de apoio ao cliente e o analista de normas, procedimentos e sistemas, e por fim o analista financeiro, o analista de projetos e o supervisor de bagagem.
3.1 ATIVIDADES DESEMPENHADAS
Presidência: Esse cargo é ocupado pela pessoa que comanda a empresa, é ela quem determina as diretrizes a serem adotadas.
Vice-presidência: Auxiliar a Vice Presidência no desempenho de suas funções, execução de tarefas administrativas.
Gerencia geral de aeroportos: Gerir e controlar as metas da Diretoria de Aeroportos criando processos e procedimentos para melhoria contínua proporcionando apoio aos aeroportos em suas necessidades diárias que reflitam na qualidade de atendimento.
Gerente de qualidade de aeroportos: Acompanhamento dos indicadores definidos pela empresa, relacionamento com autoridades aeroportuárias e governamentais, acompanhamento da Infraestrutura das Bases, juntamente com a Gerência de Infraestrutura.
Gerente regional de aeroportos: Definir e gerenciar os padrões de qualidade de atendimento nos aeroportos operados pela Azul, criando e melhorando os processos, através do controle dos indicadores definidos pela Diretoria Adjunta de aeroportos.
Coordenador de performance operacional: Coordenar e controlar as metas da Gerência Geral de Aeroportos, controle de abertura de novas bases, interagindo com a área de infraestrutura, apoio direto aos aeroportos nas operações diárias.
Coordenador de Normas e Procedimentos: Coordenar e definir todas as atividades pertinentes aos processos de atendimento nos aeroportos e da Diretoria Adjunta de Aeroportos, gestão de novos projetos que sejam direcionados aos aeroportos. Auditar resultados das áreas de aeroportos.
Coordenador de Apoio ao Cliente: Monitorar conexões acompanhando com as bases os horários dos voos, adiantar acomodação de clientes em caso de possíveis alternados, atrasos, cancelamentos.
Supervisor de Bagagem: Analisar e definir todas as atividades pertinentes aos processos de bagagem dos aeroportos e da gerência geral de aeroportos, controlar diariamente a performance operacional de bagagem.
Analista de Normas e Procedimentos e Sistemas: Analisar e definir todas as atividades pertinentes aos processos de atendimento nos aeroportos e da gerência geral de aeroportos assim como solicitação das novas necessidades de TI para a gerência geral de aeroportos.
Analista de Projetos: realizando pesquisas de melhoria e auditoria, Análise de melhorias do autoatendimento.
Analista Financeiro: Responsável pela análise de custos da Diretoria Adjunta de Aeroportos.
Assistente Administrativo: Responsável pelos processos financeiros da diretoria Adjunta de Aeroportos, responsável pela compra de itens de infraestrutura, imagem e facilidades para aeroportos.
ORGANAGRAMA DA EMPRESA
A empresa possui uma estrutura formal de RH conforme demonstrado no organograma, para uma empresa desse porte é impossível montar uma estrutura de RH terceirizada, além do custo a comunicação ficaria prejudicada.
4. MODO DE GESTÃO
A aviação é um seguimento muito dinâmico e para acompanhar essa velocidade em sua comunicação, a empresa utiliza boletins internos, revisões de normas e procedimentos como instrumentos para manter os funcionários informados e atualizados, essas informações chegam aos mesmos por meio de e-mail ou podem ser vistas através do site: Site da empresa: www.voegol.com.br.
As informações mais importantes, aquelas que serão postas em prática no dia-dia são impressas, lidas e arquivadas para se necessário serem consultadas posteriormente.
Para medir o nível de satisfação dos funcionários a empresa utiliza a pesquisa de clima e a avaliação de competência.
A empresa promove uma espécie de hora da descontração entes de iniciar um turno, são alguns minutos onde através do diálogo a liderança estimula e o quanto eles são importantes para a empresa naquele dia, resaltando a equipe como um todo, incentivando e agradecendo a contribuição de todos e o prazer em estar com todos eles em mais um dia.
O relacionamento entre os funcionários, tanto vertical como lateral é o mais cordial possível, em algum momento existe conflitos, pois nesse tipo de trabalho onde é tudo muito dinâmico, o tempo acaba sendo fator determinante, onde há decisões a serem tomadas sem que haja prejuízo nem para o cliente nem para a empresa.
Há também as divergências de ponto do ponto de vista de cada um em relação a qualquer assunto que seja discutido, respeitando sempre as diferenças de opiniões.
A empresa reconhece aqueles funcionários que no desempenho de suas atividades superam as expectativas, formalizando elogios e destacando a sua importância para a equipe.
6.CONCLUSÃO
Vejo esta empresa como uma empresa inovadora, que utiliza um sistema de gestão sólida e organizada. Esta atividade é bastante dinâmica e envolve áreas distintas. A comunicação é vital para que a cadeia do serviço seja realizada com sucesso.
A empresa se preocupa com o bem estar de seus funcionários criando um ambiente de trabalho agradável e confiável onde haja respeito ás normas, aos colegas e sobre tudo a satisfação do cliente. Ela utiliza ferramentas para medir o grau de satisfação de seus funcionários e clientes.
7. REFERÊNCIAS
PAVÃO, Ana Céli; GONÇAVES, Carlos Eduardo de Souza; SILVA, Mônica Maria. Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Person, 2013.
BACARRO, Thais Accioly . Comunicação, Clima e Cultura Organizacional. Pearson, 2013.
NÁDIA, Bruneta; RIBEIRO, Regiane. Relações Interpessoais. Pearson, 2013
BOTELHO, Joacy Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes. Metodologia Cientifica. Pearson, 2013.
...