E-commerce
Por: maari_oliveiira • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 332 Visualizações
E-COMMERCE, NOVAS FORMAS DE CONSUMIR.
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir tem o intuito de mostrar o comércio eletrônico como uma nova forma de consumir. Surgindo logo após a web, o e-commerce teve um crescimento significativo dos meados de 90 até os dias de hoje, fazendo com que os seus usuários tenham mais facilidade e comodidade na hora da compra. As vendas através da internet alavancam a economia brasileira, fazendo que a cada vez mais pessoas se interessem por esse mercado. O faturamento do e-commerce cresce constantemente.
Diante desse cenário, é formulada a seguinte questão de pesquisa:
Como as tecnologias contemporâneas auxiliam nas novas formas de consumir?
E-COMMERCE, NOVAS FORMAS DE CONSUMIR.
O e-commerce ou comércio eletrônico são atividades de compra e venda utilizando-se de meios eletrônicos. Segundo Albertin (2002, p. 15):
é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e informação, atendendo aos objetivos do negócio.
Essa nova ferramenta de compra e venda de produtos e serviços através da internet, surgiu em meados dos anos 90, logo após o surgimento da Web. Com o intuito de dar facilidade as pessoas na hora de realizar suas compras, onde as mesmas não vão precisar se locomover ou se preocupar com horário de funcionamento das lojas, pois esse tipo de comercio funciona 24 horas. O e-commerce com o passar dos dias está cada vez mais se desenvolvendo, pois a facilidade de acesso à internet cresceu significadamente, portanto, cresceu também o número de vendas online. Isto é demonstrado na Fig 1.
[pic 1]
Fonte:www.e-commerce.org.br
A figura acima demonstra em números a quantidade de pessoas que possuem acesso a internet em suas residências, trabalhos ou locais públicos, esses valores demonstram também o aumento significativo do uso da internet de 1997 á 2012, fazendo com que o e-commerce tenha um desenvolvimento significativo como é demonstrado na Fig 2.
[pic 2]
Fonte ebit: www.ecommerce.org.br
Como pôde ser observado na figura 2 o faturamento anual do e-commerce teve um crescimento significativo se comparado aos anos anteriores. Esse crescimento despertou o interesse de grandes empresários para utilizar do mesmo nos seus negócios.
Segundo os empresários que utilizam desta ferramenta, o e-commerce é essencial para seus negócios, pois o custo de possuir uma loja virtual é menor que os custos da loja física, além de possibilitar que o mundo inteiro veja seus produtos. Podendo também oferecer facilidade e velocidade nas transações.
Essa nova ferramenta vem sendo implantada por diversas empresas de diferentes ramos varejistas, fazendo com que o varejo online cresça visivelmente como veremos na Fig 3.
[pic 3]
Fonte: e-bit e webshoppers
Esse crescimento se dá devido aos menores custos de implementação, pois não é preciso se preocupar com comissões e salários de seus colaboradores, entre outros gastos que uma loja física iria proporcionar. O gasto para implementação deste negócio ocorre devido a utilização de softwares e paginas na internet.
Uma das principais estratégias de venda através do e-commerce é o Black Friday, que acontece apenas uma vez no ano, sempre no mês de novembro, trazendo descontos em produtos de diversas categorias. Segundo dados do E-BIT o número de pedidos durante a Black Friday cresceu de 450 mil para 1,3 milhão, de 2012 a 2013. O que levou um crescimento no faturamento de 200%, saltando de R$240 milhões, para R$750 milhões. Estima-se que neste ano o faturamento cresça 56% chegando a cerca de 1,2 bilhão
...