ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DO MIX DE MARKETING PARA CONTRIBUIR NO AUMENTO DAS VENDAS DA LOJA
Por: BruunaPaaris • 11/9/2018 • Artigo • 5.881 Palavras (24 Páginas) • 241 Visualizações
ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DO MIX DE MARKETING PARA CONTRIBUIR NO AUMENTO DAS VENDAS DA LOJA BRU PARIS
Bruna Vargas Paris
RESUMO
O presente artigo analisa a gestão estratégica de marketing utilizada pela Bru Paris, localizada na cidade de Tramandaí com um embasamento teórico de estratégias, vendas e mix de marketing. Dentro desses temas outros tantos serão abordados no decorrer do trabalho, procurando soluções possíveis e com diversas opiniões de teóricos especialistas no assunto abordado na presente seção. Assim, buscando uma melhor compreensão sobre a empresa em questão investigada, o método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, qualitativo e exploratório, onde os documentos internos, entrevistas e observações foram fundamentais para a construção da análise de conteúdo. Averigou-se desta forma que a gestão de vendas e as estratégias utilizadas não estão precisamente definidas, precisam de alinhamento para um melhor resultado.
Palavras-Chaves: mix de marketing; varejo; estratégia; gestão de pessoas.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo realizou-se em uma loja situada na cidade de Tramandaí, região Sul do estado do Rio Grande do Sul. A empresa tem um único sócio. A empresa não conta com quadro funcional e está enquadrada no regime de tributação do simples nacional. A área de atuação da empresa é comércio, e a mesma disponibiliza uma variada linha de produtos, sendo estes: roupas femininas, lingeries, bijuterias, sapatos femininos. Tendo como os seus principais clientes pessoas da classe média, a empresa busca fornecer produtos de qualidade, entre eles confecções de malharias vindas do estado de Santa Catarina e Paraná.
Nesta loja, sempre houve problemas de gerenciamento comercial indevido, assim, quando não tinha mais saída, a decisão era a de vender quase abaixo do preço que havia custado à mercadoria, pois por vezes, a mesma já estava saindo de moda e/ou não tinha tido uma procura tão grande quanto à expectativa de quando foi realizada a compra da mercadoria para revenda.
Frente a esse cenário, emerge a seguinte questão problema: Quais as estratégias do Mix de Marketing podem contribuir para o aumento das vendas da loja Bru Paris?
Para atender essa questão, o objetivo geral é analisar a gestão estratégica de marketing utilizada pela Bru Paris. Para alcançar esse objetivo, foram construídos os seguintes objetivos específicos:
- Compreender as práticas utilizadas na gestão pela Bru Paris;
- Entender as estratégias do mix de marketing utilizadas pela Bru Paris;
- Identificar os limites do marketing no negócio que impactam nas vendas.
Atualmente, as empresas do comércio, atuam em um meio de trabalho que a cada dia torna-se mais competitivo, onde nesse meio, cada organização, loja física e/ou e-commerce, deve se manter sempre atualizada das mudanças de mercado que podem vir a acontecer e, principalmente, as necessidades de seus clientes.
O plano de negócio trata-se de uma estratégia dinâmica e contínua, que assim ajudaria a determinar decisões como os objetivos e ações da empresa. É um instrumento importante para a empresa conseguir enfrentar as mudanças constantes, tanto do meio interno quanto do meio externo. Proporcionando uma visão do mercado, produto, dos clientes e da concorrência com maior segurança para criar condições ao ampliar ou inovar o negócio da empresa, bem como as estratégias do Mix de Marketing que a empresa utiliza para ampliação do negócio já existente e análise de ações de estratégia que podem contribuir no aumento das vendas da loja Bru Paris.
Este estudo contribuirá para o alinhamento das estratégias que a loja utiliza, e as que ela poderá vir a usar. Enquanto concluinte do Curso Tecnólogo de Gestão Comercial, foi de grande importância a realização deste estudo, por ele agregar aprendizado atrelado ao estudo aprofundado e embasado em bibliografias, permitindo uma visão prática de estudo, proporcionando assim, conhecimento e experiência no assunto.
Esse artigo está estruturado da seguinte maneira: inicia-se por meio desta introdução, seguida da seção 2 sobre estratégia, dentro deste assunto temos a sub-seção 2.1 sobre atividade comercial e a 2.2 sobre formação do preço de venda. Posteriormente, na seção 3 falarei sobre o mix de marketing, nele trago as sub-seções 2.1 sobre produto, 2.2 sobre preço, 2.3 sobre praça e por fim a 2.4 sobre promoção. A seção 3 basicamente traz os quatro pês. Já na seção 4 trato do assunto de vendas, prosseguindo para a seção 5 dos métodos da pesquisa. A seção 6 traz a análise de todos os dados coletados durante a pesquisa. Na seção de número 7 desenvolvo as considerações finais deste presente trabalho.
- ESTRATÉGIA
A estratégia da empresa tem como objetivo demonstrar como a empresa em questão pretende divulgar e executar marketing para vender seus produtos mais facilmente. Estas estratégias, também pretendem conquistar clientes potenciais para aumento das vendas da loja.
Segundo Dornelas (2008), as estratégias de marketing estão ligadas aos 4Ps (quatro pês): produto, preço, praça e propaganda. Desta forma, a empresa/loja deverá elaborar um cronograma de como pretende abordar todos esses itens, em resumo, descrever seus produtos (modelos, tamanhos, características, prazos de pagamento, descontos e preços, entre outros.).
Se tratando da praça, a empresa deverá descrever quais são suas formas de entrega, se envia via correio ou não. Propaganda, a empresa precisará definir os meios que se comunicará com seus clientes, apara alertá-los de quando tem mercadoria nova, promoções, etc.
Outro aspecto significativo a ser descrito, é abordado pelos autores Filion e Dolabela (2004, p. 86) “A análise de mercado é voltada para o conhecimento de clientes, concorrentes, fornecedores e do ambiente em que a empresa vai atuar, tendo por objetivo saber se o negócio é realmente viável.”.
O plano de marketing resume-se, em um estudo interno e externo da empresa. Sendo considerado interno, porque a empresa deverá estudar a forma em que ela deseja que o mercado a veja, e desta forma, terá que trabalhar mais algumas definições (exemplo: preço, produto, etc.). E externa porque a empresa precisará avaliar a sua forma de trabalhar no mercado. (FILION; DOLABELA, 2004).
- ATIVIDADE COMERCIAL
Esta não decorre apenas dos dias atuais, esta prática de mercado ocorre há séculos. Sobre esta percepção, Iudícibus e Marion (2010, p. 99) definem o que é realmente o comércio:
...