EMPREENDEDORISMO VERDE: COOPERATIVA DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS-
Por: Jefferson de Faria • 14/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.580 Palavras (15 Páginas) • 136 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PROCESSOS LOGÍSTICOS 4
2.2 ÍNDICE DE PEDIDO PERFEITO 5
3 MARKETING DIGITAL 7
3.1 SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E GESTÃO DO RELACIONAMENTO 8
4 INVESTIDORES E NEGOCIAÇÃO 10
5 PRODUTOS SUSTENTÁVEIS E TRADE MARKETING 13
6 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
No período em que vivemos uma pandemia, muitos dos outros fatores são negligenciados, como a importância da ação e do empreendimento sustentável, um ambiente, contribuindo para a redução dos efeitos na natureza.
Como toda organização que pretende ser consistente no mercado competitivo, contratou nossa consultoria para suporte de mercado, que é parte fundamental para a manutenção de vantagem competitiva e melhoria contínua de suas atividades.
Vamos criar métodos e trazer teorias para o ambiente organizacional onde o maior desafio é programar uma cultura estratégica que facilite a tomada de decisões e a flexibilidade de disputas potenciais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PROCESSOS LOGÍSTICOS
Logística é um campo amplo e todas as empresas envolvidas em todo o processo da cadeia têm grandes responsabilidades. Pelo mesmo motivo, podemos destacar que a logística está dividida em quatro fases ou subprocessos principais, a saber: compras, distribuição, produção e reverso.
Logística de Suprimentos: É o processo logístico básico, pois planeja e gerencia os materiais necessários para a produção de produtos (matérias-primas), mercadorias e materiais básicos. Garante que a quantidade ofertada corresponda à demanda, inclusive realizando pesquisas para melhorar o preço de compra e a qualidade dos materiais adquiridos.
A logística de compras armazena e mantém materiais, faz pedidos de produtos, fornece materiais internos para a empresa, monitora o uso dos funcionários, rejeita-os após a conclusão e gerencia todos os processos de gerenciamento desses materiais. A Engenho Cooperativa é responsável pela aquisição ou coleta de materiais recicláveis (matérias-primas) para o escoamento da produção e transformação de seus ativos materiais.
Logística de Produção: A logística de produção trata do processo de fabricação e disponibilização do produto no mercado, abrangendo todas as áreas da empresa. Ele controla o fluxo de materiais dentro da fábrica e da empresa, armazenam intermediários, fornece estações de trabalho e emite o produto acabado. Avalie a previsão da demanda externa, com as condições apresentadas pelo mercado, fazendo planejamentos de longo, médio e curto prazo.
Logística de Distribuição: O principal objetivo é ter a quantidade certa de bens e materiais e o equilíbrio certo de tempo e lugar. Trata da alocação de materiais de armazenamento monitorando o inventário e monitorando sua utilização.
Ela é subdividida em:
• Conferência de cargas após expedição;
• Roteirização de entregas;
• Administração de transportes;
• Controle de fretes;
• Monitoramento.
Toda a cadeia logística é importante, mas como citado no início, a distribuição é vital, pois ela pode parar o país inteiro em caso de interrupção e isto causa grandes transtornos à população.
Logística Reversa: Este tipo de logística está intimamente ligado à sustentabilidade e ecologia, visto que o seu processo é a recuperação de insumos e materiais, de forma a reintegrar a mercadoria ao stock. Suas ações são abrangentes, inclusive prevenindo o uso indevido de materiais que causem danos à natureza, dando-lhes uma finalidade adequada. Evita a poluição do meio ambiente e também gera economia, pois se houver reaproveitamento de material, menos matéria-prima é consumida.
2.2 ÍNDICE DE PEDIDO PERFEITO
A taxa de pedido perfeita é muito importante para a qualidade e a satisfação do cliente em qualquer setor.
No último semestre, a Cooperativa Engenho teve um número de pedidos equivalente a 5. 500, entre eles alguns contratempos no preparo e na produção das embalagens, que geraram alguns fracassos.
Dados:
- 105 falhas no registro de pedidos;
- 322 erros na separação (retrabalho);
- 185 pedidos entregues fora do prazo;
- 205 entregues com avarias;
- 95 falhas no faturamento.
Olhando para os dados apresentados acima, notamos que alguns pedidos não estavam atendendo aos KPIs no prazo (no prazo) e completamente (qualidade geral / valor total). É sempre uma forma de estar vigilante para evitar um aumento do número de funcionários no futuro.
Realizando a soma desses pedidos que não tiveram êxito, temos o valor de 912 pedidos.
Para calcular o índice de pedido perfeito, subtraímos o valor total do pedido (5 500) e, em seguida, o valor do pedido errado (912), de modo que 4. 588 pedidos foram entregues sem problemas de produção ou manuseio.
Em seguida, dividimos o valor total dos pedidos entregues sem erros (4. 588) pelo valor total dos pedidos (5. 500) solicitados por todos os clientes no semestre e o resultado é 0,83.
Sendo 0,83 é o nosso valor, ele será multiplicado por 100 e obterá a porcentagem do índice de pedido perfeito que foi entregue, que é 83%.
Como as cooperativas têm como meta
...