Economia X Contabilidade
Artigo: Economia X Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: japsm • 21/3/2014 • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 329 Visualizações
CPC 00
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade –
“ Estrutura pra Preparação e a Apresentação das Demonstrações Contábeis”
( Framework for the Preparation and Presentation of Financial Statements) – ( IASB)
As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para decisões econômicas:
1.Decidir quando comprar/manter/ vender um investimento em ações.
2. Avaliar o desempenho administrativo.
3. Avaliar a capacidade da entidade no pagamento de seus funcionários.
4. Avaliar o risco de liquidez.
5. Determinar políticas tributárias.
6. Determinar a divisão de lucros e dividendos,.
7. Preparar e usar estatísticas da renda nacional
8. Regulamentar as atividades das entidades.
FINALIDADE
Esta estrutura conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis são destinadas aos usuários externos, dando suporte ao desenvolvimento de novos pronunciamentos técnicos e à revisão de pronunciamentos existentes quando necessários. Dar suporte aos responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis na aplicação dos pronunciamentos técnicos. Auxiliar os auditores para formação de opinião. Apoiar os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas. Proporcionar informações nelas contidas sobre o enfoque adotado na formulação dos Pronunciamentos Técnicos.
ALCANCE
As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas anualmente e visam atender às necessidades comuns de informações de um grande número de usuários.
As demonstrações é parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade.
São exemplos de demonstrações contábeis: o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de origens e aplicações de recursos ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante dessas demonstrações contábeis. Além de quadros e informações suplementares.
As demonstrações contábeis não incluem relatórios da administração, relatórios do presidente da entidade, comentários e análises gerenciais e itens semelhantes que possam ser incluídos em um relatório anual ou financeiro.
As demonstrações contábeis se aplicam a todas as entidades comerciais, industriais e outras de negócios que reportam, sejam no setor público ou no setor privado.
USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES
Investidores – Decisão para compra/ venda e permanência dos investimentos.
Empregados – Interesse nas informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores.
Credores por empréstimos – Verificar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.
Fornecedores e outros credores comerciais – Verificar a capacidade da entidade em pagar as importâncias que lhes são devidas.
Cliente – Interesse nas informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.
Governo e suas agências – Interesse na destinação de recursos. Regulamentação da atividade da empresa, para o estabelecimento de política fiscal e servir de base para determinar a renda nacional, e estatísticas semelhantes.
Público – Interesse pela contribuição substancial à economia local.
OBJETIVOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas.
As decisões econômicas, que são tomadas pelos usuários das demonstrações contábeis requerem uma avaliação da capacidade da empresa em gerar caixa e equivalentes de caixa, para garantir o pagamento dos seus empregados, fornecedores, juros e amortização de seus empréstimos e a distribuição dos lucros aos acionistas.
PRESUPOSTOS BÁSICOS
Regime de Competência – As demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência, onde, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem ( e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos).
Continuidade – As demonstrações contábeis são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível, não tendo a intenção e nem a necessidade de entrar em liquidação e nem reduzir materialmente a escala das suas operações.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Compreensibilidade – Fácil compreensão pelos usuários.
Relevância – Devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões.
Materialidade – A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade.
A materialidade é relevante se a sua omissão ou distorção influenciar as decisões econômicas dos usuários.
Confiabilidade – As informações devem estar livres de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.
...