Eficiência em distribuição e tomada de decisões
Artigo: Eficiência em distribuição e tomada de decisões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bpaula • 9/10/2013 • Artigo • 333 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Bom, chegamos à segunda unidade de nossas web aulas, sendo que nesta abordaremos conteúdos relacionados à eficiência na distribuição e a melhor escolha de acordo com os negócios acerca dos modais de distribuição.
Que vocês aproveitem os conteúdos e naveguem pelos links sugeridos para aprofundarem os conhecimentos, assim como observem que os conteúdos não esgotam-se nesse material. Também é importante que vocês apliquem-se em cada uma das web aulas, pois é a partir destas que poderão realizar as avaliações virtuais.
Um forte abraço e bons estudos!
Prof. Ivan Ferreira de Campos
UNIDADE 2 – Eficiência em distribuição e tomada de decisões.
• Trade Marketing e Efficient Consumer Relationship (ECR).
• Modais de distribuição.
WEB-AULA 1 – Trade Marketing e Efficient Consumer Relationship (ECR)
Considerando que já entendemos os princípios teóricos da logística e que pudemos fazer a relação desta com os canais de distribuição, adentraremos agora em outro campo, o trade marketing. Em geral, podemos nos apropriar do termo como sendo este a ação ou a estratégia de marketingpraticada junto dos canais de distribuição.
Porém seria simplista falarmos apenas assim, uma vez que o trade marketing tem um papel bastante importante no que tange a logística e também no que se refere à satisfação dos consumidores. Seu objetivo, segundo Kotler (2010), está em estreitar a parceria da empresa com seus fornecedores, bem como com as unidades de distribuição.
Com isso, podemos assumir o trade marketing como uma “faceta” do marketing de relacionamento, porém não mais restrito aos clientes, mas com toda a linha de distribuição da empresa. Isso inclui os canais internos, no caso de empresas que realizam sua própria distribuição e os canais externos, quando existem parceiros colaborativos ou parceiros comerciais envolvidos.
Quando a empresa ou indústria consegue estabelecer esta parceria, ela alcança a condição de analisar aspectos bastante pertinentes do ponto de vista da estratégia de marketing:
1 – Como os produtos são tratados nos PDV's (pontos de venda);
2 – Necessidades específicas de determinadas regiões onde os produtos são alocados (tais como demanda, posicionamento, tratamento especial);
3 – Receptividade por parte dos parceiros comerciais;
...