Embraer
Casos: Embraer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcocb • 3/3/2015 • 995 Palavras (4 Páginas) • 285 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta como objetivo analisar a situação econômico-financeira da Embraer. Para que o objetivo seja alcançado é apresentada inicialmente uma contextualização, a qual visa apresentar um breve histórico, a estrutura e a situação do mercado que a empresa se encontra. Após, são apresentadas as análises horizontal e vertical do balanço patrimonial e da DRE dos anos 2011, 2012 e 2013. São apresentados também índices de liquidez, de eficiência operacional, de endividamento e de rentabilidade.
Por fim, com a compilação e análise das informações encontradas são feitas considerações a respeito da situação da empresa, bem como recomendações para que essa seja mantida ou melhorada.
A escolha da empresa foi feita primeiramente por se tratar de uma organização mundialmente conhecida e com grande abrangência, além de se tratar de um mercado pautado em desenvolvimento de alta tecnologia. Por ter capital aberto, suas informações e balanços são de fácil acesso ao público, favorecendo a pesquisa.
2 EMPRESA
Criada em 1969, a Embraer S.A. tinha como objetivo inicial a construção de um hangar capaz de produzir duas aeronaves Bandeirantes por mês e contava com pouco mais de 500 empregados. Afetada pela crise de 1980, a empresa quase chegou à beira da falência, em 1994 foi privatizada; e hoje 20 anos depois é a terceira maior fabricante de jatos do mundo. Com clientes em todo o mundo e importantes parceiros de renome internacional, a Embraer é hoje uma das maiores exportadoras brasileiras, contando com mais de 19000 funcionários e com 86 companhias aéreas em 57 países. Tornando-se assim uma das empresas mais valiosas a serem negociadas pela Bovespa, distribuindo seus dividendos não apenas entre os acionistas, mas também entre seus funcionários.
A sede da Embraer se localiza no Brasil, na cidade de São José dos Campos, São Paulo. Ainda no Brasil, a Empresa conta com unidades nas cidades de São José dos Campos, Gavião Peixoto, Botucatu e Sorocaba, além de centros logísticos nas cidades de Taubaté e Campinas; um Centro de Engenharia e Tecnologia, na cidade de Belo Horizonte, e escritórios nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A Embraer conta ainda com escritórios e unidades nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Holanda, China, Singapura, Portugal e França. No ano de 2013, a receita líquida da Embraer foi de R$ 13.635,8 milhões, sendo 53% oriundos da Aviação Comercial. A carteira de pedidos firmes a entregar alcançou US$ 18,2 bilhões.
Entre os produtos oferecidos pela empresa estão aviões comerciais, com destaque para os modelos Embraer 195 e Embraer 190, executivos, como os modelos Legacy 650, Legacy 600 e Lineage 1000, modelos utilizados para defesa e segurança, podendo citar os modelos KC-390, Embraer 145 AEW&C, Supertucano, entre outros, assim como o avião desenvolvido destinado ao uso agrícola, o modelo Ipanema o qual compõe mais de 50% da frota de aeronaves agrícolas brasileira.
A Embraer também mostra preocupação com as questões ambientais, investindo ativamente em seu Sistema Integrado de Gestão do Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Qualidade, denominado SIG-MASSQ, o qual consiste em atividades e procedimentos em âmbito coorporativo que buscam atender aos requisitos de seus clientes e da sociedade como um todo, isso se comprova pela entidade externa e reconhecida mundialmente a ABS Quality Evaluations. Além disso, é a primeira empresa aeronáutica no mundo a possuir a certificação ISO 14001, tendo essa sido conquistada no ano de 2002.
Mesmo o mercado de aviação sendo um mercado que conta com um número de empresas não tão expressivo, ao ser comparado com um mercado mais
...