Estratégias Na Gestão De Estoques
Trabalho acadêmico: Estratégias Na Gestão De Estoques. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alex.santana1974 • 29/9/2014 • Trabalho acadêmico • 5.349 Palavras (22 Páginas) • 257 Visualizações
RESUMO
A gestão de estoque foi durante muito tempo, deixada de lado nas preocupações dos empreendedores das empresas. O artigo em questão se desenvolveu a partir de uma análise em uma empresa de móveis e uma conversa informal com seu administrador. Após a leitura de várias bibliografias sobre o tema pode-se afirmar que as empresas hoje possuem uma grande preocupação quanto à gestão de estoque. Assim, o objetivo geral deste trabalho apresenta as inovações e melhorias no processo logístico das empresas na busca de redução de custos para maior competitividade tomando um como exemplo. Procura-se abordar as principais teorias ao tema desenvolvido através de uma apresentação teórica comparada com a realidade de uma empresa. Em relação à dimensão prática, o desenvolvimento de um modelo de gestão de estoques, baseado em dados disponibilizados pela empresa, que seja compatível com a realidade da mesma procurando um entendimento do funcionamento desta atividade na empresa. Quanto à natureza do artigo, trata-se de estudo revisional do tema ou bibliográfica. Sabe-se também que a fonte secundária é base para toda pesquisa, notadamente porque as pesquisas são dependentes de consultas bibliográficas. Este artigo toma como base teorias as necessidades de planejamento de estoque no que se refere à demanda que pode ser crescente, decrescente regular ou irregular. O trabalho possibilitou a interação entre o observador e o gestor e resultaram em aprendizado de ambas as partes e os resultados apresentados evidenciam a importância do controle das informações relativas a estoques e como a eficiência do processo pode contribuir em uma maior eficiência produtiva e melhor atendimento aos clientes.
Palavras-chave: Armazenagem. Planejamento. Estoque. Produtos.
STRATEGY MANAGEMENT IN STOCK
ABSTRACT
The inventory management has long, set aside the concerns of entrepreneurs of companies. The article in question was developed from a review in a furniture company and a casual conversation with your administrator. After reading several bibliographies on the subject can be said that companies today have a major concern regarding the management of stock. The objective of this study shows the innovations and improvements in the logistics process of companies in search of cost reduction for greater competitiveness. It seeks to address the key theories to the theme developed through a theoretical presentation compared with the reality of a company. Regarding the practical dimension, the development of an inventory management model, based on data provided by the company, which is compatible with the reality of it looking for an understanding of the functioning of this activity in the company. The nature of the article, it is revisional study of the topic or literature. It is also known that the secondary source is the basis for all research, especially because the research is dependent bibliographic consultations. This article is based on the theories of inventory planning requirements as regards the demand which can be increasing, decreasing or irregular. The work enabled the interaction between the observer and the manager and resulted in learning of both parties and the results show the importance of control of information relating to stocks and how the process efficiency can contribute to greater production efficiency and better customer service.
Keywords: Storage. Planning. Stock. Products.
1 INTRODUÇÃO
A gestão de estoques é uma atividade logística empresarial que muitas vezes foi relegada para um segundo plano nas preocupações dos gestores das empresas. O este artigo trata a respeito do tema de gestão estratégica do espaço físico destinado à estocagem de produto. Este é um problema constante nas empresas e a justificativa para esta abordagem se faz necessária, pois a gestão de estoques é ponto vital para que a empresa ande no rumo certo para seu desenvolvimento. O assunto também diz respeito a outras áreas de estudo como a economia e administração, que adotam princípios como a gestão de materiais, organização, logística, distribuição e gestão de pessoas. (JUNIOR, 2005 p. 33)
Para Ballou, (2010), a gestão de estoque objetiva garantir a máxima disponibilidade dos produtos com o menor estoque possível, pois explica que a quantidade de recursos ou bens produzidos parado é capital parado. Entretanto, para gerenciar estoques, é importante relacionar o departamento de compras e finanças. São naturais as compras realizem sua atividade de forma econômica porque a administração financeira busca equilibrar estes custos. Assim, se propõe obter benefícios com o gerenciamento de estoques, analisando-o sob a ótica do custo e o benefício, para que o nível de serviço ao consumidor seja respeitado e que os níveis de estoques não sejam conservados em altos níveis, com elevados custos de manutenção. A gestão de estoque está presente hoje em dia em todo o tipo de empresas que têm usado estoques de variados recursos, de modo a garantir o seu desenvolvimento.
Como justificativa para este artigo, a tem-se a seguinte problemática: como reduzir custos no processo logístico de uma empresa? De que maneira amenizar as rápidas mudanças no cenário já que novas tecnologias são constantemente desenvolvidas e introduzidas no mercado e elas não são financeiramente acessíveis a todas as empresas? Empresas novas no mercado são carentes de tecnologias baratas e eficazes, principalmente no que diz respeito à troca de informações pelos seus setores internos. A continuidade da competitividade das empresas está ligada ao desenvolvimento de tecnologias que possam atender suas necessidades, sem dispor de muitos recursos financeiros. Pequenas empresas vivem com uma renda que não lhes permitem realizar grandes gastos e investimentos. Este trabalho tem por objetivo a observação do desenvolvimento de uma proposta de um modelo de gestão de estoques já aplicado em uma empresa, considerando seus aspectos de suprimento, demanda e fornecimento. Além disto, observou-se à empresa o abastecimento do fluxo de produção, a redução das despesas com estoques a um nível compatível com a segurança desejada, além da maior agilidade na entrega dos seus produtos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Artisan existe desde 1992 e tem experiência na fabricação de estofados vem desde a década de 1950, através do histórico familiar de um de seus proprietários. A Artisan Móveis e Decorações são uma empresa situada em Criciúma,
...