Estrutura Organizacional
Trabalho Escolar: Estrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laura.sousa • 4/5/2014 • 1.741 Palavras (7 Páginas) • 870 Visualizações
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
1. O QUE É ORGANIZAÇÃO
E o conjunto de atividades conscientemente coordenadas por duas ou mais pessoas. Organizações são coletividades que foram estabelecidas para a condução de objetivos, relativamente específicos em uma base mais ou menos continua, em ambiente, e que se engaja em atividades relacionadas, usualmente, com um conjunto de objetivos.
Organizar é o processo de estabelecer o uso ordenado de todos os recursos do sistema administrativo e contribui para que os gerentes não apenas tornem essas metas explicitas, como também esclareçam quais serão os recursos utilizados para alcançá-las. O principal foco da organização e determinar o que os funcionários farão individualmente, assim como a melhor maneira de combinar seus esforços para progredir no alcance dos objetivos da empresa.
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1 DEFINIÇÃO
“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, analise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)
As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente o que fazer e na ordem certa, primeiro uma depois a outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar nos lugares que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que as pessoas só podem mandar ou agir dentro de seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e para que eles sejam alcançados, é necessário ter planejamento. As atividades da empresa devem seguir um planejamento necessário, se não for desta forma tudo vira uma grande confusão.
A estrutura organizacional pode ser de dois tipos: formal e informal
3. ESTRUTURA FORMAL
A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização.
Os principais aspectos retratados pela organização formal são:
• Os órgãos Como departamentos, divisões, seções, setores etc.
• Os cargos de diretores, gerentes, supervisores, funcionários, operário etc.
• A hierarquia de autoridade com autoridade e responsabilidade previamente definidas.
• Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente.
• A tecnologia: que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
4. ESTRUTURA INFORMAL
A organização informal é a rede de relacionamentos e iterações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal. Em outras palavras, a organização informal é composta de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação ás práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos.
5. ORGANOGRAMA
Os organogramas retratam a estrutura organizacional, para uma melhor interpretação da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, via hierárquicas, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícitas neste conceito de organograma estão a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.
6. COMPONETES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
• Sistema de responsabilidade
• Sistema de autoridade
• Sistema de comunicações
6.1Sistema de responsabilidade é constituído por:
6.1.1 Departamentalização; E o agrupamento, de acordo com um critério especifico de homogeneidade, das atividades e correspondentes, recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se departamentalização.
6.1.2 Linha e assessoria; As unidades organizacionais de linha têm ação de comando e é ligada as atividades fins da empresa. Já as de assessoria não tem ação de comando, pois só aconselham as unidades de linha no desempenho de suas atividades e é ligadas as atividades meio da empresa.
6.1.3 Especialização do trabalho; O grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas.
6.2 Sistemas de autoridade são constituídos por:
6.2.1 Amplitude administrativa ou de controle; Numero de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
6.2.2 Níveis hierárquicos; Podemos dividir a hierarquia de uma empresa em quatro grupos principais: Executivos, gerentes intermediários, supervisores, funções operacionais.
6.2.3 Delegação; Transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, fazendo com que ele esteja comprometido com a execução da tarefa delegada.
6.2.4Centralização ou descentralização; E a maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa. Já a descentralização é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos.
6.3 Sistema de comunicação (resultado da interação das unidades organizacionais) é constituído por:
No sistema de comunicações, deve ser entendido:
• O que deve ser comunicado
• Como deve ser comunicado
•
...