Estrutura organizaciional
Por: Ana Beatriz Andrade • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 8.212 Palavras (33 Páginas) • 179 Visualizações
- PROJETO DE PESQUISA
Este projeto de pesquisa buscará conhecer o cenário em que o negócio será inserido e o público que o frequentará para um melhor planejamento.
O restaurante proposto terá um ambiente aconchegante para pessoas que, em meio à rotina pesada do dia a dia, precisam de um horário calmo para suas principais refeições, podendo desligar-se por alguns momentos do estresse que é enfrentado.
A ideia do negócio proposto surgiu quando foi observado que as pessoas vêm se preocupando cada vez mais com uma alimentação saudável e de grande responsabilidade para que não as prejudiquem, considerando que ultimamente esse público, devido à rotina de trabalhos e estudos, não possa frequentar academias devido ao pouco tempo livre, e observando também que o mercado competitivo do segmento ainda não é grande aqui na região, acredita-se que um restaurante especializado em comida orgânica, com um ambiente calmo em meio ao centro da cidade e de grandes empresas possa trazer um retorno de bem estar á quem frequenta.
- Pesquisa qualitativa
Com o propósito de analisar profundamente o mercado onde o negócio proposto será inserido, considera-se necessário o uso da pesquisa exploratória obtendo-se respostas livres sobre o tema.
- Problema de pesquisa
Qual a viabilidade de se ter um restaurante orgânico ?
- Objetivo primário
A pesquisa tem como objetivo comprovar, ou não, se a verba destinada à abertura do negócio é suficiente e se há demanda.
- Objetivos secundários
Os objetivos secundários da pesquisa têm como intenção identificar o público alvo, a rotina administrativa e frequência de consumo.
- Metodologia
O questionário elaborado contém um roteiro com perguntas referentes á rotinas administrativas e perfil dos consumidores.
Para aprofundar-se mais no segmento investido pelo negócio proposto, foram escolhidos como respondentes dessas perguntas, donos de restaurantes naturais de São José dos Campos.
- Roteiro de pesquisa
A pesquisa foi aplicada por e-mail com donos de restaurantes naturais, totalizando quatro informantes, através de o roteiro apresentado a seguir:
- Dentre tudo, quais dos produtos não permitem o restaurante ser 100% orgânico? E porque vocês optaram por não ser totalmente desse segmento?
- Quais são as missões e valores da empresa?
- Vocês possuem uma horta para o consumo do restaurante ou tudo é através de fornecedores?
- Como os fornecedores são selecionados? Vocês costumam trabalhar com quantos?
- Por serem produtos orgânicos, é difícil manter os fornecedores?
- Em média quantos clientes frequentam o restaurante por dia?
- Vocês possuem um departamento de RH e contabilidade?
- Quais são as tendências desse setor orgânico? Como você se informa sobre essas tendências?
- Qual o seu ponto de vista em relação ao mercado competitivo?
- Se um restaurante 100% orgânico fosse aberto na região daria lucro e haveria demanda?
- Um negócio desse segmento consegue se manter por quanto tempo com R$1.500.000,00 ?
- O restaurante tem um cardápio muito variado, no que é baseado as criações dos pratos?
- Por quanto tempo um produto orgânico pode ser guardado para consumo?
- Qual é o “carro-chefe” do restaurante entre todos os pratos?
- Quais são as ferramentas de comunicação usadas pelo restaurante?
- Por quanto tempo essas ferramentas são atualizadas?
- Qual é o programa fidelidade usado para a empresa?
- De onde vem a inspiração para o layout?
- Qual é a rede social do restaurante mais acessada pelos clientes?
- Resultados das pesquisas
O primeiro restaurante á responder a pesquisa foi o “Quiosque Philosofy”, que recebe em média 60 pessoas durante todo o dia , e no sábado o número costuma ser menor, a maioria desse público são pessoas de classe alta, que são os que estão dispostas á pagar o preço dos pratos que variam de R$10 á 51,0. Pela proposta do local ser uma comida saudável, e não um fast-food, o espaço conta com avisos visíveis para os clientes de que os pratos demorar de 30 á 60 minutos para serem preparados e servidos. O local funciona desde as 11:30 quando é aberto para o almoço até ás 21:00, de segunda á sábado, toda semana o cardápio conta com um menu diferente, a intenção é sempre trabalhar com ingrediente sazonais, Bel Zanella, proprietária do restaurante também respondeu que o carro chefe do restaurante é o rondelli de abobrinha, mesmo o restaurante oferecendo no cardápio carnes, ela acredita que os clientes estão dispostos á pagar pelo preço proposto por comerem bem. Em relação aos fornecedores, eles contam com os de ótima qualidade da comunidades de Roncador e Santa Bárbara, ambas do distrito de São Francisco Xavier, que são fiéis e poucas vezes foram desvinculado, o espaço não possui uma horta para o próprio uso no momento, porém a ideia já está em andamento. Ela diz que o quiosque não leva o selo de 100% orgânico do governo federal, porque é difícil encontrar variedades de ingredientes. Ela e o marido Alexandre Zanella buscam trabalhar com ingredientes orgânicos, frescos e da região, pois sabem como funciona a cadeia produtiva. Bel acredita que o mercado competitivo em São José dos Campos ainda não é temida, mas sabe que a tendência está aumentando, e logo pode sim haver um concorrente na cidade. O objetivo do quiosque é estar sempre inovando em seus pratos e espaço, proporcionando um lugar aconchegante para os clientes. A responsável pela comunicação é uma artista plástica, Andressa Carvalho, ela diz que o restaurante conta com ferramentas materiais que são os flyers e virtuais como as redes sociais, o instagram e twitter não são muito atualizados, levando em conta que o público alvo não é frequente dessas redes, o facebook é a rede social mais acessada e por isso é atualizado todos os dias, a página conta com 14.701 curtidas, e 2.444 check-ins além de inúmeras avaliações, assim como os clientes também tem a oportunidade de avaliar através do aplicativo “trip advisor”. Em parceria com a comunicação, o fotógrafo Rodrigo Roveri é responsável por toda a parte fotográfica do restaurante, fazendo parte em eventos propostos e fotos do dia-a-dia,
...