Etica e Cidadania
Por: André Bezzi • 31/5/2016 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Exercícios de Fixação - Ética e Cidadania
Nome: André Luis Bezzi
TIA: 31500919
Turma: 2I
Data: 27/10/2015
1.1 Gênos era mais do que a família constituída por pai, mãe, filhos, escravos, bens móveis e imóveis, pelo parentesco de sangue e pela irmandade religiosa. Era, portanto, uma unidade social, econômica, religiosa e de poder.
1.2 Despóstes é o chefe de cada família, o patriarca, cuja vontade era a lei e que gozava do direito absoluto de vida e morte sobre todos os membros da família.
1.3 Arkhía é a função suprema de governo.
2. Sólon em 549 a.C. ergueu barreiras para separar o poder dos gene e a pólis instituindo leis válidas para todos os membros da cidade e que não poderiam ser violadas pelas tradições e costumes patriarcais ou despóticos.
3. As duas instituições políticas criadas pelos Clístenes foram a Boulé e a Ekklesía.
4. Para Rousseau a vida das grandes nações é caracterizada pelo comércio e, consequentemente, pela distinção entre ricos e pobres. Cada homem pode buscar o seu ganho no âmbito da estrutura estabelecida pelo Estado. O dinheiro serve de padrão para os valores humanos, e a virtude é esquecida. Cálculos de vantagens particulares são a base das relações humanas; isso pode não levar uma guerra perpétua, mas destrói a fundamentação na confiança e na cômoda sociabilidade e propicia o egoísmo e a má cidadania.
5. No binômio liberalismo mais democracia, democracia significa principalmente sufrágio universal e, portanto, um meio de expressão da livre vontade dos indivíduos singulares; no binômio democracia mais socialismo, democracia significa ideal igualitário que apenas a reforma da propriedade proposta pelo socialismo para realizar.
6. A lei do Estado tem como finalidade apenas a manutenção da conformidade exterior com a moral e a disciplina necessárias para a vida social.
7. Podemos relacionar os valores éticos aprendidos nas aulas com a vida em sociedade como uma questão de necessidade para a interação entre os indivíduos de uma sociedade independente do lugar onde elas estejam interagindo.
...