Evolução Do Pensamento Administrativo
Exames: Evolução Do Pensamento Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: civilrodrigo • 17/10/2014 • 1.988 Palavras (8 Páginas) • 545 Visualizações
Resumo Apostila Evolução do Pensamento Administrativo
As organizações e a administração
São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcança-los. Também preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.
Eles administram organizações de todos os tamanhos, com as mais diversas finalidades, e podem ser responsáveis pelas organizações como um todo ou apenas por uma unidade ou equipe.
- Organização: são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser organizações formais ou informais. Uma organização é uma entidade que possui membros, é composta por pessoas ou membros, e tem uma estrutura organizacional.
- Administração: A administração foi definida por Mary Parket Follet como a arte de produzir bens e serviços por intermédio das pessoas. Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.
Uma administração de sucesso consiste em obter simultaneamente eficácia e eficiência na utilização dos recursos organizacionais.
Os administradores
São os administradores que decidem onde e como aplicar os recursos da organização de forma a assegurar que esta atinge aos seus objetivos. Trabalha coordenando e dirigindo as atividades de outras pessoas ajudando os demais membros a atingir uns conjuntos de objetivos coerentes para organização.
As atividades de administração ou gestão não estão circunscritas ao presidente ou aos diretores da organização. Os administradores são também responsáveis pela execução de algumas tarefas, não limitando sua atuação ao planejamento, organização, direção e controle do trabalho dos outros.
Níveis organizacionais
Os administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis – administradores gerais e funcionais.
O nível estratégico é o mais elevado da hierarquia organizacional e é composto pelos administradores de topo – um grupo relativamente pequeno de executivos que são responsáveis pelas principais decisões da organização e o ambiente externo.
O nível tático representa um intermédio da estrutura organizacional. É constituído por um conjunto de executivos que são responsáveis pela articulação internas entre o nível estratégico e o operacional.
O nível operacional é o mais baixo da hierarquia da organização, e é constituído pelos administradores de primeira linha. Eles são responsáveis pela coordenação do trabalho e dos membros da organização, que, por sua vez, são responsáveis pela execução e realização das atividades e tarefas cotidianas.
O processo de administração
A administração foi definida por Henry Fayol, administrador francês do século XX, como um processo dinâmico que compreenderia cinco funções interligadas: prever,
organizar, comandar, coordenar e controlar.
As funções da administração
Planejamento: consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações;
Organização: é a função da administração que faz a distribuição de tarefa e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões;
Direção: esta relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores em suas tarefa e atividades;
Controle: é a função da administração que assegura que os objetivos estão sedo alcançados. Consiste na monitoração e na avaliação do desempenho da organização. Por meio da função controle que a organização se mantem no rumo pretendido.
A universalidade das funções da administração
Se administração é realmente uma disciplina genérica, então as funções que um administrador desempenha devem ser essencialmente as mesmas, independentemente de ser um administrador do topo ou um supervisor, ou de uma empresa publica e privada. No entanto, isso não significa que um administrador de todo e um supervisor não desempenhem, ambas as funções de planejamento, de organização, de direção e controle.
Todos os administradores desempenham quatro funções da administração, porem o tempo que de dedicam a cada uma delas é variável.
As áreas funcionais da administração Representam atividades e tarefas especificadas que são desempenhadas por unidades ou departamento da organização. As mais comuns são a área de produção ou de operação, área comercial e de marketing, área de finanças e a área de recursos humanos. A coordenação é a integração de cada um dessas áreas funcionais são das principais responsabilidades da administração geral.
Área de produção e operação
A principal razão de ser uma organização é a produção de bens ou de prestação de serviço. O sistema de operações é um conjunto de atividade inter-relacionadas envolvidas na produção.
É uma atividade complexa de administração que envolve:
Planejamento de produção;
Instalações;
Processo produtivo;
Planejamento da produção;
Organização do trabalho;
Administração de estoque;
Compras.
Área comercial e de marketing
Esta relacionada com atividades, cujo objetivo é captar e manter os clientes da organização. Todas as organizações sejam elas privadas ou publicas tem necessidade desenvolver programas de marketing para garantir sua sobrevivência.
O marketing é responsável por funções e atividades que são:
Pesquisa de mercado;
Produto;
Preço;
Distribuição;
Comunicação;
...