FINANÇAS EMPRESARIAIS
Artigos Científicos: FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MIRIANBORBOLETA • 14/5/2014 • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 454 Visualizações
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO__________________________________________3
2-DESENVOLVIMENTO____________________________________4
2.1-FLUXO DE CAIXA _____________________________________5
2.3-RELATÓRIO DE CONSULTORIA________________________
2.4-REGIONALIZANDO____________________________________ CONCLUSÃO__________________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS________________________10
1-INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem a finalidade de mostrar como análises sobre as informações da e do profissional de finanças empresariais.
As finanças estão direcionadas ao gerenciamento de uma organização, levando à análise de dados financeiros e tendo como objetivo a elevação da organização, através da tomada de decisões eficaz, as decisões financeiras de uma empresa inseridas em economia em desenvolvimento requerem uma reflexão mais critica de seus aspectos conflitantes, exigindo uma adaptação á realidade dos negócios.
2.2-RELATÓRIO DE CONSULTORIA
A função do fluxo de caixa é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos, de forma diária e acumulada.
A composição de fluxo de caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente, informando os recebimentos e o saldo ao longo tempo.
O resultado acumulado de fluxo de caixa, quando negativado, pode significar o óbvio, a empresa está gastando mais que a sua receita permite.
O raciocínio econômico sobre o "custo de oportunidade" está intimamente ligado com o deslocamento dos fatores de produção de uma para outra atividade, o que não ocorre por simples acaso. O mercado que deseja o bem/serviço no qual estarão aqueles fatores, valida o preço de tal bem/serviço e, com isso, "autoriza" o mencionado deslocamento.
3.3 TODA EMPRESA DEVE POSSUIR ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS? MAS AFINAL O QUE SÃO ORÇAMENTOS EMPRESÁRIAIS? CITE EXEMPLOS.
Não é necessário, mas com ele a empresa tem como visualizar melhor o futuro empresarial. Orçamento empresarial é a transformação de números e definições do planejamento é a previsão de receitas, despesas, resultados, balanço patrimonial e cash flow para o próximo ano, onde o gestor poderá tomar decisões.
O orçamento visualiza o futuro, onde o gestor tem em mãos o melhor caminho, sem o orçamento fica difícil prever resultados.
Ex: Orçamento base zero, Orçamento continuo e Orçamento flexível.
3.4 O QUE VEM A SER PAYBACK DESCONTADO?
O payback também denominado tempo de recuperação do investimento, consiste em quantificar através do fluxo de caixa, em quanto tempo um investimento é recuperado pelos fluxos de caixa ocorridos após a data de realização do desembolso inicial. Isso é feito somando – se os fluxos de caixas futuros até encontrar o número de períodos necessários para que o resultado da soma seja igual ao investimento inicial exigido.
3.5 QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS?
Impostos, cobrados sobre o patrimônio, renda e servem para financiamento de serviços universais ( educação, segurança ).
Contribuições, divididos em dois grupos, a especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo de atividade. Ex: INSS, PIS ou contribuição de melhorias, quando ocorre em beneficio ao contribuinte. Ex: Asfaltamento da rua.
Taxas é quando um valor é cobrado por conta de uma prestação de serviço de um ente público. Ex: Emissão de um documento, taxa de limpeza pública.
3.6 CONCEITUE COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
A competênciatributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.
A competência tributária é indelegável, irrenunciável e intransferível. Se um dos entes políticos não exercer a sua faculdade para instituir os tributos, nenhum outro ente poderá tomar o seu lugar. Não se pode confundir Competência com Capacidade. Capacidade tributária ativa é justamente o exercício da competência. Podemos dizer que competência é atributo e capacidade é o exercício da competência
3.7 QUAL O CONCEITO DE MERCADO CAPITAIS?
É um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento n nieconômico.
No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado
...