TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PREÇO

Trabalho Universitário: FORMAÇÃO DE PREÇO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

FORMAÇÃO DE PREÇO

O objetivo é refletir sobre a importância de conhecer e identificar que a formação de preço é um fator determinante para exploração da empresa.

Os preços de venda definidos pelo mercado é um risco, a empresa deve ter outros caminhos para definição de preço, mas o mesmo deve ser compatível com o mercado.

Há vários critérios para definição de preço entre eles as despesas com venda impostos etc. Cabe a empresa a decisão de formar seus preços de venda. A empresa deve aprender a calcular os custos reais de sua atividade, fazer a gestão estratégica dos custos e trabalhar identificando oportunidades de mercado e ganho.

É necessário o domínio do negócio e confiança nas decisões a serem tomadas que se dá com o gerenciamento da contabilidade de custo e domínio das demonstrações financeiras.

Para um melhor desempenho financeiro é necessário ter uma gestão estratégica dos custo. É necessário entender bem sua cadeia de valores e compreender os custos dos concorrentes.

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

O custo de fabricação dos produtos é uma variável que desempenha um papel importante, pelo fato da empresa não ter o preço de venda abaixo do custo.

Há vários métodos utilizado para determinar o preço de venda baseando em considerações de custo.

1. Com base no custo pleno (custo por absorção);

2. Com base no custo de transformação;

3. Com base no custo marginal (variável)

4. Com base no rendimento sobre o capital empregado.

Para formação de preço é necessário conhecer o mercado que a empresa atua, que pode ser: mercado de concorrência pura, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística. Neles são estudados os comportamentos da oferta e procura que levam a formação dos preços.

Numa economia capitalista a alocação dos recursos às várias atividades se dá em função dos lucros esperados. Os empresários oferecem aos consumidores bens e serviços que atendam a seus desejos e necessidades.

Na teoria econômica encontramos os conceitos de elasticidade da procura e elasticidade da oferta. Se o preço de um produto aumenta ou diminui qual é a reação que os empresários e consumidores tem às quantidades ofertadas e consumidas.

As empresas recorrem a enfoques práticos para estabelecer os preços, dois conceitos importantes são:

1. O da margem de contribuição

2. O de valor presente

Estes conceitos são úteis quando existe altas taxas de inflação.

Independente da condição específica de um produto em determinado tempo quatro objetivos básicos estarão presente, são eles:

• Adequado retorno sobre o investimento

• Determinada participação no mercado

• Capacidade de enfrentar a concorrência

• Obtenção de uma lucratividade global compatível.

CONCORRÊNCIA – Nos mercados em que há varias empresas oferecendo produtos semelhantes o preço tenderá ser menor.

TIPO DE COMPORTAMENTO COMPETITIVO

Existem vários tipos de comportamento competitivo cada qual com suas características peculiares, em destaque a saber:

• Número e tamanho das empresas que operam no mercado;

• Número e tamanho dos consumidores.

POSIÇÃO DA EMPRESA DENTRO DO COMPORTAMENTO COMPETITIVO

Após identificar o comportamento cabe à empresa avaliar seu posicionamento dentro dele.

CLIENTES – Ao estabelecer ou alterar preços as empresas se preocupam com a reação dos clientes , pois o consumo pode diminuir ou deixar de consumir o produto.

CUSTOS – Para produzir um produto, as empresas incorrem em uma série de gastos . O empresário espera recuperar todos os gastos e ainda obter algum lucro. O custo funciona como parâmetro que estabelece o limite inferior do preço de venda.

GOVERNO – Possui uma forte influência na formação de preço devido aos tributos incidentes, incentivos fiscais , etc . Existem diversas formas que o governo utiliza em forma de ação : Aprovação prévia dos preços por parte dos órgãos oficiais, congelamento de preços, emissão dos vários pacotes econômicos.

Os principais fatores que influenciam na formação de preço de venda são: características do produto, situação econômico-financeira da empresa, metas mercadológicas, situação macroeconômica, estrutura de custos da empresa. Embora os fatores considerados tenham características semelhantes , outros são acrescidos:as necessidades do comprador , sua disposição para pagar, as reações da concorrência e a possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com