Ferreiro Rocher
Pesquisas Acadêmicas: Ferreiro Rocher. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariana2309 • 6/6/2014 • 4.492 Palavras (18 Páginas) • 951 Visualizações
SUMÁRIO
1 - Introdução
2 -Referencial Teórico
3 - Histórico da empresas
4 - conclusão
5 – Referências Bibliográficas
1 INTRODUÇÃO
Através deste trabalho será apresentado um novo produto, destinado a Ferrero Rocher do Brasil, pois de acordo com Cornero, um novo produto deve ser lançado a cada dois anos no Brasil. Essa será a estratégia para alcançar os mercados do Norte e Nordeste, que ainda não comercializam a maior parte do portfólio da empresa em virtude das altas temperaturas durante todo o ano, o que dificulta o transporte e a conservação de produtos. Segundo a fala de Pietro Cornero: “Nosso objetivo é ter um portfólio em que o verão não seja um problema”, sendo que é o grande problema de muitos fabricantes de chocolates nesta época do ano.
O produto que foi desenvolvido para atender esse mercado é baseado no sabor das esferas de avelãs, com o formato em barra de chocolate, com um recheio derretido e com pedacinhos de avelãs e se torna um paladar que só a Ferrero detém.
A partir deste será apresentado o ciclo de vida do produto, embalagem e como foi desenvolvido o produto.
2-REFERENCIAL TEÓRICO
Desde o início de suas atividades, a empresa Ferrero demonstrou vários pontos fortes internamente em suas ações, vendo nas dificuldades uma oportunidade, temos um exemplo disso na utilização de avelã como matéria-prima tendo em vista que, devido a crise econômica que o país enfrentava tendo que elaborar produtos com preços mais acessíveis e à escassez de chocolate, fez da avelã um diferencial em seus produtos e otimizou os custos, servindo até hoje como ingrediente indispensável na elaboração de alguns de seus principais produtos.
A inovação frequente desde níveis gerenciais aos novos lançamentos, reformulando receitas e nomes de produtos, no casso de um de seus primeiros e principais produtos_ a pasta Nutella antiga Giandujot, priorizando-se sempre a qualidade dos produtos tendo em vista que os mesmos passam sempre por 30 setores de controle de qualidade; todas essas forças internas repercutem em vantagens competitivas ao nível de cotas de mercados ou satisfação dos clientes.
Analisando a empresa no mercado internacional, seus faturamentos, vendas e trajetória, ocultaram algumas fraquezas, ameaças e oportunidades que num âmbito nacional podemos perceber com clareza; tendo em vista que conhecemos sua concorrência, podemos ir mais a fundo nas exigências do mercado consumidor e temos dados informados por pesquisas realizadas na área.Para fazer isso utilizaremos com base o seu principal produto no mercado brasileiro, o bombom Ferrero Rocher. Em vista que a empresa sempre lança um novo produto a sugestão seria o bombom Ferrero Rocher em barra, este continuaria atendendo as classes selecionadas pela empresa um público A e B. E a pasta de Amendoim Nutella em sachês, que também atenderia a mesma classe mas estaria disponível para uso pessoa na “dose certa” e também disponibilizada em hotéis.
Utilizando os “4 Ps” do composto de marketing, faremos uma análise dos pontos fortes, fracos, ameaças ou oportunidades em Produto, Preço, Praça e Promoção, intervindo com um Plano de ação na resolução de possíveis problemas.
2.1.1 Produto
O bombom Ferrero Rocher é formado por uma avelã imersa em recheio de chocolate, envolvida por uma concha crocante de wafer coberta com chocolate salpicado com pedaços de avelã; é apresentado em diversas porções, o que facilita as vendas por abranger diferentes ocasiões e motivos de compras, sendo lançado recentemente a embalagem com 3 unidades o que ajuda na decisão de compra pois da maneira como fica exposto, perto dos caixas, causa a compra por impulso, onde o consumidor não planeja mas não vê risco ao efetuar a compra.
Tendo em vista os resultados de uma pesquisa quantitativa, onde a maior parte dos entrevistados(49%) afirmam que preferem consumir chocolate em barras, vemos aí uma oportunidade: sabendo-se que os consumidores apreciam o sabor do Bombom, a “sacada” para satisfazer estes clientes seria apresentar o sabor, a qualidade e os padrões de embalagem do bombom Ferrero Rocher em barras.
Considerando-se que o Valor Unitário do produto seja de $2,00 a unidade com o apontamento de custos variáveis de $1,10, e $0,40 de despesas variáveis por unidade, temos uma Margem de Contribuição Unitária do produto de: Mcu=2-(1,1+0,4) Mcu=o,5 ou %Mcu=0,5/2=25%.
Sabendo-se dos gastos fixos envolvidos e a Margem de Contribuição Unitária do produto, o mesmo vai conseguir dar retorno financeiro real com uma produção e venda de 2 toneladas/mês.
2.1.2 Preço
Quando se fala em preço do nosso produto em questão_ o bombom Ferrero Rocher, vemos uma tabela de preço acima da concorrência, recebendo as notas mais baixas na pesquisa, se sobressaindo dos demais pela qualidade e sofisticação, entretanto deixa-se de abranger um nicho de mercado considerável: consumidores que optam por escolher produtos mais baratos, principalmente quando a compra é rotineira ou limitada.
Sabendo-se que a estratégia de preço influencia o comportamento de compra quando o consumidor está avaliando alternativas e chegando a uma decisão, sugere-se mais uma alternativa que auxiliaria nesta decisão: um bombom Ferrero Rocher com um preço mais baixo. Levando-se em consideração que não podemos alterar a margem de contribuição do produto, diminuem-se os custos nos gastos com matéria-prima dando origem á um bombom idêntico ao já disponível no mercado, no entanto de menor tamanho; isso, além de baratear o produto, seria uma novidade no mercado competindo em preço com a concorrência. Para evitar a concorrência entre os dois segmentos ( um produto competindo com o outro) a alternativa seria mudar a formar de apresentação no mercado, retirando-se a embalagem com três unidades de linha colocando o novo bombom à granel nos estandes mantendo sempre a sofisticação na apresentação ocasionando a “compra por impulso”. Essa estratégia auxiliaria reduzir o índice de 56% das pessoas não consumirem o bombom Ferrero Rocher em maior quantidade que os outros bombons, principalmente devido ao fato de não ser encontrado em embalagens individuais como os demais.
2.1.3
...