Formação Preço De Venda
Trabalho Universitário: Formação Preço De Venda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristianesouzamo • 5/4/2014 • 6.834 Palavras (28 Páginas) • 2.125 Visualizações
FACULDADE MATO GROSSO DO SUL - FACSUL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
PREÇO E CLIENTE
CAMPO GRANDE – MS
2013
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
PREÇO E CLIENTE
CAMPO GRANDE - MS
2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO 2
1 PREÇO E CLIENTE 3
1.1 Efeito Gasto 7
1.2 Efeito Beneficio Final 8
1.3 Efeito Custo Compartilhado 9
1.4 Efeito Justiça 10
1.5 Efeito Moldura 11
1.6 Segmentação de clientes pela percepção de valor 12
2 ESTUDO DE CASO: HAVAINAS 14
3 ESTUDO DE CASO: OMO 19
4 CONCLUSÃO 26
5 REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
Na atualidade é fundamental a precificação estratégica, é preciso compreender como os clientes utilizam o preço em suas decisões de compra e como são influenciados por ele. As organizações precisam dar atenção especial a sua estratégia de precificação e as necessidades e desejos de seus clientes.
A fixação de preços de venda de produtos ou serviços afeta diariamente a vida de uma empresa, independente do seu porte ou ramo de atuação.
Segundo Kotler (2000), o comportamento dos clientes na hora de suas compra, é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Tudo isso é fundamental para a definição de preços, já os valores, costumes e crenças transmitidos pela família e a sociedade influenciam a forma pela qual o individuo consome um produto e avalia seu preço.
Existem nove fatores que influenciam a disposição dos clientes em pagar por produtos/serviços, que os tornam mais ou menos sensíveis na decisão de sua compra.
São eles:Efeito preço de referencia;efeito comparação difícil;efeito custo de mudança;efeito preço qualidade;efeito gasto;efeito benefício final;efeito custo compartilhado;efeito justiça;efeito moldura e segmento de clientes pela percepção de valor.
O presente trabalho irá abordar o efeito gasto, o efeito benefício final, o efeito custo compartilhado, o efeito justiça, o efeito moldura e segmento de clientes pela percepção de valor.
1PREÇO E CLIENTE
Preço éa quantidade de dinheiro, que deve ser dada para adquirir bens ou serviços. O preço é um dos mais importantes elementos do composto de marketing o conhecido 4Ps, nomarketing preço é (algo importante para gerar demanda e preferência pelos seus produtos). Deve ter muitas ofertas, embalagens e tamanhos diferentes para atender consumidores finais distintos. Essa política de preços deve refletir não apenas os custos e as características dos consumidores, mas também a imagem que você quer que os consumidores tenham dos seus produtos pois é o único que representa receita para a empresa.
Existem vários tipos de preço, são eles:
A) Preço Premium (Oferta Especial)
Use um preço alto quando existir uma unicidade a respeito do produto ou serviço. Este método é usado quando existe uma vantagem substancial sobre a competição. Altos preços são cobrados por produtos/serviço de luxos em cruzeiros, hotéis, voos aéreos etc.
B) Penetração de Preço.
O preço cobrado por produtos e serviços é marcado artificialmente baixo para o ganho de marketshare (fatia do mercado). Uma vez que isto é atingido, o preço é aumentado. Este método foi usado pela companhia de telecomunicação francesa France Telecom e também pela Sky TV.
C) Preço Econômico.
O custo de marketing e produção são mantidos ao mínimo. Supermercados muitas vezes têm marcas mais baratas para sabonetes, macarrão, arroz etc.
D) Skimming - Exploração (direta/indireta) do Preço.
Cobre um valor alto por ter uma substancial vantagem sobre a competição. Lembre-se que a vantagem não é sustentável. O preço alto tende a atrair novos competidores ao mercado, e o preço inevitavelmente cai devido ao aumento de fornecedores. Produtores de relógios digitais usaram um método 'skimming' nos anos 70. Uma vez que os fabricantes foram tentados a entrar no mercado e os relógios foram produzidos a preços por unidade mais baixos, outras estratégias de marketing e abordagem de preços foram implementadas.
Preço Premium, penetração de preço, economia do preço e exploração do preço são as quatro principais estratégias de preços. Elas formam a base para o exercício. Apesar disso, existem outras importantes abordagens em relação ao preço.
E) Preço Psicológico.
Este método é usado quando um comerciante quer que o consumidor responda emocionalmente e não em uma base racional. Por exemplo: perspectiva de preço, 99 centavos e não um dólar.
F) Linha de Preço do Produto.
Onde existe uma extensão
...