Fundos Imobiliarios
Exames: Fundos Imobiliarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asdf54321 • 21/4/2014 • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
Fundos Imobiliários
Introdução
Na década de 60, nos Estados Unidos surge REIT (Real Estate Investiment Trust), atualmente um patrimônio em torno de 300 bilhões de dólares.
É formado por um grupo de investidores em investir mutuamente recursos para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos. A partir da nova regulamentação que está em vigor desde 03.12.2008. A CMV nº 472 poderá investir em vários fundos, mas o foco principal é o imobiliário, assim acesso a pequenos investidores tornou se mais atraente.
Definição
São imóveis que passam ter valor de mercado tornando se investimentos de renda fixa. Fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CMV). A finalidade do fundo é captar ganhos com alienação, locação, arredamento de imóveis.
Alienação: O rendimento será o resultado das vendas dos imóveis por um valor maior da sua aquisição;
Locação: Através de aluguéis de imóveis comerciais como shoppings e pontos comerciais;
Arrendamento: Pelo pagamento de uma porcentagem do valor do imóvel arrendado, gera receita por meio de cobrança do imóvel arrendado.
O patrimônio destes fundos é constituído por;
Cotas de outros Fundos;
Ações de empresas com foco no mercado imobiliário;
Certificados de Potencial Adicional de Construção;
Títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários como CRI(Certificado de recebíveis imobiliários)
Fundos de investimentos em direitos Creditórios
Vantagens e Características dos Fundos Imobiliários
Taxas administrativas reduzidas;
Maior Liquidez do que investir diretamente;
Remuneração mensal;
Redução da taxa imobiliária;
Possibilidade de Fracionar o investimento;
Desvantagens
Mercado Financeiro: Crises financeiras,queda nos preços dos imóveis dependendo da localização geográfica.
Liquidez Reduzida: Esse tipo de fundo fora introduzido recentemente no mercado brasileiro e por isso pode se demorar a venda das quotas.
Quem pode investir
Qualquer pessoa poderá tornar se sócio de um grande empreendimento ou de empresa. Mas para investir é necessário ser cliente de uma corretora prestadora desse serviço.
Rentabilidade
O valor da locação de um imóvel fica em torno de 1% Um investidor que aplicou 100 mil com cotas vendidas a R$ 1 mil -1oo cotas o rendimento mensal bruto será de R$ 1 mil. Os imóveis não podem estar em situação irregular. Segundo a disposição legal do fundo a administrador terá que distribuir 95% do lucro aos quotistas. Há isenção de impostos para investidores que sejam pessoas físicas.
Taxas Administrativas;
A taxa administrativa é cobrada pelo administrador do fundo, deve – se fixar um valor pelos serviços, segundo o regulamento. O investidor precisará conhecer detalhadamente as taxas.
CVM
A responsabilidade das normas e resoluções para o funcionamento dos Fundos.
Informações privilegiadas, concorrência desleal,
Legislação e tributação
Lei 8.668 de 25.06.1993
O artigo 45 define as instruções FII
”Art. 45. A participação do fundo em empreendimentos imobiliários poderá se dar por meio da aquisição dos seguintes ativos:
I – quaisquer direitos reais sobre bens imóveis;
II – desde que a emissão ou negociação tenha sido objeto de registro ou de autorização pela CVM, ações, debêntures, bônus de subscrição, seus cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramentos, certificados de depósito de valores mobiliários, cédulas de debêntures, cotas de fundos de investimento, notas promissórias, e quaisquer outros valores mobiliários, desde que se trate de emissores cujas atividades preponderantes sejam permitidas aos FII;
III – ações ou cotas de sociedades cujo único propósito se enquadre entre as atividades permitidas aos FII;
IV – cotas de fundos de investimento em participações (FIP) que tenham como política de investimento, exclusivamente, atividades permitidas aos FII ou de fundos de investimento em ações que sejam setoriais e que invistam exclusivamente em construção civil ou no mercado imobiliário;
V – certificados de potencial adicional de construção emitidos com base na Instrução CVM nº 401, de 29 de dezembro de 2003;
VI – cotas de outros FII;
VII – certificados de recebíveis imobiliários e cotas de fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC) que tenham como política de investimento, exclusivamente, atividades permitidas aos FII e desde que sua emissão ou negociação tenha sido registrada na CVM;
VIII – letras hipotecárias; e
IX – letras de crédito imobiliário.
Atualmente já estão em funcionamento mais de 90 fundos imobiliários no Brasil, com patrimônio total em torno de 6 bilhões de reais. Veja aqui a relação de fundos em atividade.
O modelo de FII adotado no Brasil possui as seguintes características:
- Pode ser constituído de bens e direitos imobiliários, além dos outros ativos citados no artigo 45 da Instrução CVM nº 472, que podem ser utilizados para integralização;
- É, obrigatoriamente, administrado por instituição financeira;
-
...